Fechar
GP1

São João do Piauí - Piauí

Wellington Dias participa de lançamento do 6º Festival da Uva

O governador destacou o evento não apenas pela festividade, mas também pelas potencialidades econômicas do setor primário na região Sul do Piauí.

Lucas Dias/GP1 1 / 17 Secretario de Administração Franzé Silva Secretario de Administração Franzé Silva
Lucas Dias/GP1 2 / 17 Regina Souza Regina Souza
Lucas Dias/GP1 3 / 17 Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos
Lucas Dias/GP1 4 / 17 Marcelo Castro Marcelo Castro
Lucas Dias/GP1 5 / 17 Lançamento do Festival da Uva no Palácio de Karnak Lançamento do Festival da Uva no Palácio de Karnak
Lucas Dias/GP1 6 / 17 Festival da Uva Festival da Uva
Lucas Dias/GP1 7 / 17 Andreia Sousa discursando no karnak Andreia Sousa discursando no karnak
Lucas Dias/GP1 8 / 17 Lançamento do Festival da Uva Lançamento do Festival da Uva
Lucas Dias/GP1 9 / 17 Governador Wellington Dias falando sobre a realização do evento Governador Wellington Dias falando sobre a realização do evento
Lucas Dias/GP1 10 / 17 Andreia Sousa bastante emocionada Andreia Sousa bastante emocionada
Lucas Dias/GP1 11 / 17 Governador Wellington e Andreia Sousa no Lançamento do Festival da Uva no Palácio de Karnak. Governador Wellington e Andreia Sousa no Lançamento do Festival da Uva no Palácio de Karnak.
Lucas Dias/GP1 12 / 17 Governador Wellington e Andreia Sousa Governador Wellington e Andreia Sousa
Lucas Dias/GP1 13 / 17 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 14 / 17 Diretor geral do Detran, Arão Lobão Diretor geral do Detran, Arão Lobão
Lucas Dias/GP1 15 / 17 Deputado estadual Flávio Nogueira Júnior Deputado estadual Flávio Nogueira Júnior
Lucas Dias/GP1 16 / 17 Andreia Sousa, está ocupando o cargo de Governadora do Piauí Andreia Sousa, está ocupando o cargo de Governadora do Piauí
Lucas Dias/GP1 17 / 17 Deputada Rejane Dias Deputada Rejane Dias

Nesta quinta-feira (27), foi lançada no Palácio de Karnak, a 6ª edição do Festival da Uva, que acontece na cidade de São João do Piauí, no Sul do Estado, nos dias 11 a 13 de novembro. Autoridades como o governador Wellington Dias; a secretária de educação e também deputada federal, Rejane Dias; a senadora Regina Sousa (PT), o prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto e o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), além de produtores são-joanenses, participaram da solenidade. O evento tem como objetivo comemorar e promover a produção de uvas no município.

O governador Wellington Dias destacou o evento não apenas pela festividade, mas também pelas potencialidades econômicas do setor primário na região Sul do Piauí. “O evento promove uma qualificação voltada para a área da produção agrícola, que além da uva, inclui também a produção de outras frutas, como banana, melão e melancia, e a produção de abóbora. Também temos a criação de animais, que se destaca o carneiro e o gado. Além de ser uma região turística, então há também toda uma preparação para essa área turística”, afirmou.

“É uma região que está ao lado do Parque Nacional da Serra da Capivara, e temos um povo hospitaleiro, então com certeza, o que desejamos é que estaremos trabalhando para que quando se conclua o festival, a gente tenha um passo a mais para a melhoria da qualidade de vida e da economia de São João do Piauí”, complementou.

Rejane Dias, natural de São João do Piauí, também destacou o evento no município piauiense não apenas como uma atração cultural, como também pela produção de outras frutas, o que contribuiu para o crescimento do setor econômico no Estado.

“São João do Piauí é uma região que tem um potencial incrível para fruticultura irrigada. Iniciou com a experiência da uva, mas nós sabemos que lá é diversificado em relação as outras frutas que também estão sendo reproduzidas ali no assentamento Marrecos. O 6° Festival da Uva não é só cultura, mas é negócio, é turismo, é lazer. Então já tem uma programação com cantores locais e regionais que irão se apresentar, e também terão os cantores mais conhecidos nacionalmente. Foi confirmado a presença do José Augusto e do Paulo Ricardo. É como muita alegria que a gente traz a novidade da uva sem semente, além do assentamento que já produz a uva, inclusive da melhor qualidade. Nós temos também uma iniciativa privada, os produtores de Petrolina, que estão plantando essa variedade de uva. Quem for ao festival da uva vai se deparar com vários atrativos, e ao visitar o farreal vai experimentar a uva sem semente. Quem teve a oportunidade de degustar viu o quanto é, realmente, doce e saborosa”, declarou Rejane Dias.

O prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos Modesto, declarou ao GP1 como o município tem se preparado para os dias do evento, como também as atrações culturais. “Em todos os festivais nossas atrações são inéditas, mas a cidade está mais organizada. A cidade está asfaltada, com novas praças, novos restaurantes, hotelarias e a segurança está preparada para receber os turistas. Estamos muito otimistas e teremos mais uma edição que será um sucesso", disse.

A Secretaria de Estado do Turismo do Piauí (Setur) é responsável pela coordenação das ações dos demais órgãos envolvidos. "Um evento como esse, já consagrado no nosso Estado, sem dúvidas, deve ocorrer de forma ordenada e planejada", destacou o secretário Flávio Nogueira Júnior, ressaltando ainda que os turistas podem desfrutar dos atrativos da região, como o balneário Jenipapo.

Programação

A programação conta com apresentações culturais e musicais, como bandas locais e nacionais já confirmadas. Sandrinho do Acordeon e o Coral do Vaqueiros são algumas das atrações locais. Nomes da música nacional, como Zezo, Aviné Vinny, José Augusto e outros devem animar o público.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de São João do Piauí e contará ainda com a parceria das secretarias de Infraestrutura, Saúde, Educação, Segurança e Desenvolvimento Rural, além de órgãos como Corpo de Bombeiros, Incra, Polícia Militar, Embrapa, Codevasf, Sebrae, dentre outros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.