Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias participa de reunião com Dilma Rousseff em Brasília

Na ocasião, os governadores tiveram a oportunidade de apresentar um posicionamento político de apoio à presidenta e ao Brasil

 Em Brasília, o governador Wellington Dias esteve reunido com a presidente Dilma Rousseff e os demais governadores do Nordeste. A reunião ocorreu nessa quarta-feira (25). Na ocasião, os governadores tiveram a oportunidade de apresentar um posicionamento político de apoio à presidenta e ao Brasil.
Imagem: Roberto Stuckert FilhoReunião dos governadores do Nordestes com a presidente Dilma Rousseff (Imagem:Roberto Stuckert Filho)Reunião dos governadores do Nordestes com a presidente Dilma Rousseff

Os governadores apresentaram uma carta expressando esse apoio e contendo, também, reivindicações. Segundo o governador Wellington Dias foi colocado que: “defendemos a democracia e rejeitamos qualquer forma de ameaça institucional, ou seja, o estado de direito. É preciso respeitar a constituição. A presidente foi eleita democraticamente com suas contas aprovadas e foi empossada pelo Congresso Nacional”, declarou. Também foi manifestada a necessidade de um diálogo entre os líderes do governo e oposição com a sociedade por conta do momento delicado que vive o Brasil.

De acordo com Wellington Dias, todos os governadores do Nordeste querem ajudar o Brasil e aceitaram as medidas que o governo está tomando para atingir o equilíbrio financeiro. “Numa conjuntura em que claramente houve uma retração da economia e, portanto, queda de receita, nós governadores estamos fazendo nossos ajustes em cada estado e vimos com naturalidade. A presidenta disse que as medidas que estão sendo tomadas tem por objetivo dar, inclusive, segurança para a etapa seguinte do crescimento econômico. O que nós queremos? O crescimento”, disse o governador.

Apesar da retração econômica, a presidente Dilma manifestou sinal positivo ao pedido dos governadores em relação à continuidade das obras em andamento pactuadas com estados, municípios ou realizadas diretamente pelo Governo Federal. Obras na área de infraestrutura, referentes ao programa Minha Casa Minha Vida, à área de recursos hídricos e aos investimentos da própria Petrobras. A presidente fez uma apresentação sobre isso, segundo ela, os atrasos se deveram ao atraso do orçamento geral da união, que só foi aprovado na última terça-feira. “Ela já está adotando medidas para atualizar obras e programas que estavam paralisados”, informou Wellington Dias.

Outro assunto importante tratado com a presidente Dilma Rousseff foi relacionado a escassez de recursos em algumas áreas. “É importante priorizar os recursos em algumas áreas, como saúde e segurança e também a área do abastecimento. Especialmente porque, mesmo tendo chuvas em algumas regiões, ainda temos situações de escassez hídricas e precisamos manter investimentos que apresentem soluções permanentes”, disse o governador. De acordo com Wellington Dias, nesse sentido os governadores também obtiveram a aprovação da presidente Dilma que, inclusive, determinou uma equipe que pudesse tratar com os estados sobre suas prioridades nessa área.

Por fim, foi colocado que o Nordeste está pronto para parcerias com a União e que, para o desenvolvimento, os contratos de empréstimos em andamento devem se manter. Além disso, na forma da legislação, os Estados que tiverem a capacidade de realizar novos empréstimos devem fazer isso para que tenha condições para os investimentos com a União e para as obras estruturantes que ajudam no crescimento dos Estados e, portanto, no crescimento do Brasil. A presidente Dilma informou que isso deve ser pensado junto à uma equipe visto que há necessidade de equilíbrio das contas.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.