Fechar
GP1

Saúde

Wellington Dias reforça serviços essenciais para as eleições

O governador discutiu sobre a infraestrutura de segurança, saúde, trânsito e distribuição de água e energia elétrica, em reunião realizada no Palácio de Karnak.

  • Foto: Marcelo CardosoGovernador reúne equipe para tratar do reforço dos serviços no dia das eleiçõesGovernador reúne equipe para tratar do reforço dos serviços no dia das eleições

Em reunião realizada, nesta quinta-feira (29), no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias discutiu sobre a infraestrutura de segurança, saúde, trânsito e distribuição de água e energia elétrica, durante os dias que antecedem as eleições municipais, que acontecerão no próximo domingo (2).

Na segurança pública, ao todo, 1.400 homens da Polícia Militar (PM) e 349 da Polícia Civil (PC) embarcaram, nesta quinta-feira (28), para reforçar a segurança das eleições no interior do Estado, além do apoio da Força Federal, que foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que deve alcançar 59 municípios em todo Estado.

“Iremos contar com o apoio das forças federais e das polícias civil e militar de plantão para garantir a segurança nos locais de votação. A Saúde também estará de plantão, com toda a rede credenciada do SUS e os serviços de urgência e emergência”, informou o governador Wellington Dias.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias

“Determinei que as aeronaves de saúde ficassem a disposição de qualquer urgência de saúde no Estado, e pessoalmente, estou tratando com a ANAC para agilizar a autorização a fim do uso de equipamentos médicos em atendimento oficial pelo SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”, complementou. O chefe do executivo estadual ressaltou que a meta é evitar perda de vida humana por razões eleitorais.

Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) vai reforçar a assistência hospitalar durante o período eleitoral, que deve ser estendida até a segunda-feira (3 de outubro). Para isso, definiu uma série de ações que contempla os 23 hospitais estaduais e regionais e os sete da capital, além do SAMU e da Vigilância Sanitária

Os hospitais já estão com as escalas de plantão fechadas e, de acordo com o perfil assistencial, com oferta de cirurgia geral e ortopédica para o período eleitoral. Serão ampliados os plantões de cirurgia geral nos hospitais de Parnaíba, São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Corrente, Oeiras, Picos, Floriano. Todos os hospitais terão clínicos plantonistas.

O SAMU Aéreo, que está em processo de ampliação do serviço, com a possibilidade de realização de mais voos por dia e a garantia de acompanhante ao paciente, será reativado no período. Assim como os hospitais da rede estadual, a escala de profissionais de saúde está pronta, com médico e enfermeiro escalados.

Pela Vigilância Sanitária, será disponibilizada uma linha telefônica (0800 280 3661) aos profissionais de saúde dos municípios, para eventuais notificações de surtos pelo consumo de água, alimentação ou intoxicação. O atendimento, que ocorre regularmente, será estendido para o horário das 8 às 18 horas, no sábado (1º) e domingo (2). A Coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Saúde também vai funcionar em regime de plantão durante o final de semana, com três técnicos à disposição dos municípios.

Detran

Com a finalidade de prevenir acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) vem realizando fiscalizações programadas e campanhas contra a alcoolemia, desde o início da campanha. A equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está com hospitais preparados para diversos tipos de atendimento de urgência e já traçou um plano de contingência de acidentes, em que conta com equipe organizada, para atuar em atendimento de urgência e emergência.

Secretaria de Governo

O secretário estadual de Governo, Merlong Solano, destacou que essa articulação entre os órgãos é importante para garantir toda a infraestrutura necessária ao bom andamento do processo eleitoral no dia dois de outubro. "O governo está preocupado em garantir a segurança do eleitor e em fazer cumprir as leis. As polícias estão preparadas com viaturas, policiais, delegados e policiamento aéreo”, declarou o gestor.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Merlong SolanoMerlong Solano

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.