Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias unifica cargos de peritos da Polícia Civil

Como a lei foi sancionada, o Departamento de Polícia Técnico-Científica providenciará, de forma imediata, o devido treinamento de todos os peritos criminais.

O governador Wellington Dias (PT) sancionou lei de nº 6.946, de 9 de janeiro, para reorganização administrativa dos cargos do Departamento de Polícia Técnica Científica da Polícia Civil do Estado do Piauí.

A lei transforma os cargos efetivos de Perito Papiloscopista Policial em Perito Criminal, no âmbito da Polícia Civil, unificando-os em uma só carreira, respeitando as respectivas classes, sem prejuízos das promoções já realizadas e do tempo de contribuição previdenciária. Também ficam alteradas as nomenclaturas de Perito Médico-Legal e de Perito Odonto-Legal, que agora serão chamados, respectivamente, de Perito Médico-Legista e Perito Odonto-Legista.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington DiasWellington Dias

A lei foi encaminhada para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) pelo próprio governador. Na ocasião, Wellington Dias explicou que o motivo da unificação dos cargos de peritos, era principalmente porque quando há uma cena de crime, dois peritos precisam se encaminhar ao local, quando apenas um poderia fazer o serviço. Isso aumentaria a agilidade dos trabalhos, já que não precisaria ter dois peritos em apenas um local.

Como a lei foi sancionada, o Departamento de Polícia Técnico-Científica providenciará, de forma imediata, o devido treinamento de todos os peritos criminais, para que possam fazer todas as atividades necessárias referente ao cargo. Os peritos papiloscopistas coletam impressões digitais através do confronto manual ou sistemas operacionais, fazendo a identificação criminal e civil, dentre outras atividades. Já os peritos criminais realizam os levantamentos em cenas de crimes, observando vestígios de sangue, projéteis de arma de fogo, de DNA, forense, análises e laboratórios internos, dentre outras coisas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.