Fechar
GP1

Piauí

Wellington empossa Andreia de Sousa como "governadora" do Piauí

A campanha é realizada dentro do movimento global “Por ser menina”, uma iniciativa da Plan International Brasil (Plan), junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

Andreia de Sousa Eugênio, de 14 anos de idade, residente na comunidade Anajás, zona rural de Teresina, aluna do 9º ano do ensino fundamental, foi “governadora” do Piauí durante esta quinta-feira (25). O fato inédito faz parte da iniciativa da campanha #MeninasOcupam, que foi aderida pelo Governo do Estado, com a finalidade de apoiar a causa do empoderamento das meninas e a igualdade de gênero.

“É uma experiência muito importante, que eu vou levar para a minha vida toda esse projeto. Hoje eu estou aqui, como mulher nesse cargo importante, que quem ocupa na maioria das vezes são os homens. Estou aqui representando minha comunidade, minha escola, minha Teresina”, destacou a jovem “governadora”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Andreia de Sousa Eugênio Andreia de Sousa Eugênio

Andreia de Sousa explicou ao GP1 o critério utilizado para a escolha da jovem governadora. “Foi pelo projeto geração da ONG da Plan. Eles me escolheram porque eu era presidente do ‘clubinho das realizações’, onde eu fui escolhida pela campanha #MeninasOcupam e hoje eu estou ocupando o cargo do governador”, disse.

O governador Wellington Dias disse que a iniciativa é de grande importância e explicou o motivo: “queremos mais ações como essa, que incentivam meninas e mulheres a participarem de forma ativa nas decisões chaves do Brasil e do mundo, seja na área pública, privada ou em entidades multilaterais. Hoje vou mostrar para Andréia um pouco do dia a dia na gestão pública e tenho certeza de que vai valer muito para o seu aprendizado e engajamento na política”, pontou. O chefe do executivo estadual autorizou a criação de uma campanha que abordará o tema da violência contra a mulher.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Governador Wellington e Andreia Sousa no Lançamento do Festival da Uva no Palácio de Karnak.Governador Wellington e Andreia Sousa no Lançamento do Festival da Uva no Palácio de Karnak

Na oportunidade, a adolescente pediu a Wellington Dias um cuidado especial para a comunidade Anajás, onde ela reclamou da falta constante de água, pediu a construção de espaços de lazer e aprimoramento das escolas, como também frisou o crescimento de casos de violência contra a mulher e o combate a todos os tipo de violência contra elas, que também é um dos principais objetivos da campanha.

Entenda

A campanha é realizada dentro do movimento global “Por ser menina”, uma iniciativa da Plan International Brasil (Plan), junto à Organização das Nações Unidas (ONU), na qual o foi decretado o Dia Internacional da Menina, comemorado em 11 de outubro. Desde então, a campanha tem percorrido o mundo com o objetivo capacitar e empoderar crianças, adolescentes e suas comunidades para que adquiram competências e habilidades que os ajude a transformar a sua realidade. 

Sobre o #MeninasOcupam, desde o início do mês são realizados eventos que venham a valorizar a posição das meninas. As meninas selecionadas participam do projeto da Plan em Teresina, na zona rural leste. Elas já ocuparam cargos como Gerente da Unidade de Programas da Plan em Teresina, Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, secretária Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, secretária Municipal de Esporte e Lazer e encerram as ações do mês com a menina governadora.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.