Fechar
GP1

Política

Wellington lança projeto e inaugura obras em Pedro II

Ainda na quinta-feira, Dias visita projeto agrícola de alho nobre e inaugura obras de revitalização do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais (Cetam) e de asfaltamento no Conjunto Chico Caf

O Governo do Estado do Piauí fará visita oficial ao município de Pedro II nesta quinta-feira (26). Além da participação na 13ª edição do Festival de Inverno da cidade, o governador Wellington Dias participará da Feira de Economia Solidária no município, onde irá lançar o projeto Fundo Solidário Quintais Produtivos Agroecológicos.

Ainda na quinta-feira, Dias visita projeto agrícola de alho nobre e inaugura obras de revitalização do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais (Cetam) e de asfaltamento no Conjunto Chico Café.

Pela manhã, às 9h20, Wellington Dias vistoria projeto de revitalização da cultura do alho no estado do Piauí. A iniciativa agrícola é uma parceria envolvendo o Governo do Estado, a Prefeitura de Pedro II, a Fundação Santa Ângela, o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) do Piauí e o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar).
Imagem: Lucas Dias/GP1Governador do Piauí, Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Governador do Piauí, Wellington Dias
No mês de março foi realizada a primeira capacitação dos agricultores pedro-segundeses na tecnologia de cultivo de alho livre de vírus. A cidade de Pedro II é o ponto de partida para a introdução do cultivo do alho nobre no Piauí. O objetivo é contribuir para a inserção de jovens agricultores no cultivo de alho, através de uma atividade agrícola renovada e sustentável, do ponto de vista ambiental, social e econômico.

Feira

Em seguida, às 9h50, o governador cumpre agenda na Feira de Economia Solidária: ‘Promovendo Esperança e Cidadania no Campo’. O evento é realizado no período de 26 a 29 de maio, paralelo ao Festival de Inverno. Em sua 10ª edição, a Feira reúne exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, comidas típicas e artesanato, além de programação com palestras e apresentações culturais e musicais. A Feira de Economia Solidária é organizada pelo Fórum de Entidades Promovendo Esperança e Cidadania no Campo, e conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Pedro II.

Na ocasião, o Governo do Estado lança o Projeto Fundo Solidário Quintais Produtivos Agroecológicos. A iniciativa é uma parceria da gestão Estadual, com o apoio da Caixa Econômica Federal, da Comunidade Kolping de Pedro II, do Banco Rede Opala e da Associação de Desenvolvimento Comunitário das Comunidades Roça, Placas e Mamoeiro.

Ainda pela manhã, às 10h30, Wellington Dias inaugura implantação de 23 mil m² na primeira etapa de asfaltamento no Conjunto Chico Café. As obras de asfaltamento são frutos de uma parceria da Prefeitura de Pedro II com o Governo do Estado. O projeto ainda inclui o asfaltamento do acesso para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), e está orçado em R$ 1,5 milhão.

No final da manhã, às 11h, haverá a entrega da revitalização do Cetam. A reforma do centro resultou de assinatura de um termo de cooperação técnica entre o governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado do Piauí (Sedet), e a Prefeitura de Pedro II, em parceria com a Associação de Joalheiros e Lapidários de Pedro II (Ajolp).

Inaugurado em junho de 2011, o Centro Tecnológico de Artefatos Minerais não chegou a funcionar. Com a reforma e os novos equipamentos, orçados em R$ 93.200,00 custeadas pelo Tesouro Estadual, Wellington conclui a execução de uma obra que oferece treinamento qualificado e infraestrutura a futuros lapidários de Pedro II e região.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.