Fechar
GP1

Piauí

Wellington quer unificar cargos de peritos da Polícia Civil

Na mensagem encaminhada aos deputados, o governador explica a função dos dois cargos, que na sua opinião, podem exercer as mesmas atividades.

O governador Wellington Dias (PT) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei que faz mudanças na Polícia-Técnico Científica da Polícia Civil do Piauí. O objetivo é transformar o cargo de perito papiloscopista em perito criminal, no âmbito da Polícia Civil, unificando-os em uma só carreira.

Na mensagem encaminhada aos deputados, o governador explica a função dos dois cargos. “Dois são os peritos que se dirigem de forma regular paras as cenas de crimes. Os peritos papiloscopistas que coletam impressões digitais através do confronto manual ou sistemas operacionais, fazendo a identificação criminal e civil, dentre outras atividades. E os peritos criminais, que realizam os levantamentos em cenas de crimes, observando vestígios de sangue, projéteis de arma de fogo, de DNA, forense, análises e laboratórios internos, dentre outras coisas”, disse.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington DiasWellington Dias

Wellington Dias destacou a necessidade de unificar os cargos e as funções. “Não é razoável, que quase sempre, esses dois tipos de peritos se dirijam ás cenas de crimes, deixando a regional pelos quais são responsáveis, descoberta. Essa divisão exige que policiais civis ou militares permaneçam preservando a cena do crime, quando um perito tenha concluído o seu levantamento, enquanto o outro não. Ademais é contraproducente peritos papiloscopistas e peritos criminais com formação diferente na Academia de Polícia Civil, não tendo o devido conhecimento sobre as duas áreas”, afirmou.

Se a mudança for aprovada, o Departamento de Polícia Técnico-Científica providenciará, de forma imediata, o treinamento de todos os peritos criminais, já assim denominados em ambas as atividades. Wellington explica que não haverá prejuízo orçamentário com a mudança já que os dois recebem subsídios exatamente iguais para as respectivas classes, assim como todas as gratificações.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.