Fechar
GP1

Miguel Leão - Piauí

Zé Abreu assume prefeitura de Miguel Leão após cassação de Joel

Em setembro de 2016, o juiz de direito da 58ª Zona Eleitoral, em Monsenhor Gil, Carlos Alberto Bezerra Chagas, cassou os registros de candidaturas do prefeito e do vice-prefeito de Miguel Leã

O vereador e presidente da Câmara de Miguel Leão, Antônio José de Abreu, conhecido como Zé Abreu (PT), tomou posse nessa quinta-feira (25) como prefeito do município. A posse acontece após Joel de Lima (PSD) e o vice-prefeito Jailson de Lima terem sido cassados por abuso de poder político e conduta vedada.

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) julgou no dia 15 de maio os Embargos de Declaração de Joel de Lima com o objetivo de reverter a decisão do juiz Carlos Alberto Bezerra Chaves que determinou em setembro de 2016 a cassação do seu mandato.

Como o recurso foi negado, foi mantida a cassação e determinado que o presidente da Câmara assuma a prefeitura, até que seja marcada data para realização de nova eleição, que deve ocorrer em até 40 dias.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Joel de Lima, Prefeito de Miguel Leão Joel de Lima, Prefeito de Miguel Leão

A cassação

Em setembro de 2016, o juiz de direito da 58ª Zona Eleitoral, em Monsenhor Gil, Carlos Alberto Bezerra Chagas, cassou os registros de candidaturas do prefeito e do vice-prefeito de Miguel Leão após Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) do Ministério Público Eleitoral. Eles foram acusados de participarem de inaugurações de obras durante o período eleitoral.

Inconformados com a decisão, eles ingressaram com recurso alegando inexistência de inauguração de obra pública devido à ausência de conclusão das obras e que não tiveram participação ativa no evento. Em fevereiro deste ano, o recurso foi negado. Então eles entraram com os Embargos de Declaração alegando cerceamento de defesa e ilegitimidade passiva. Por 4 votos a 3, o recurso foi novamente negado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.