Fechar
GP1

Piauí

Zona Franca de Teresina deve gerar R$ 25 bilhões no PIB local

O projeto tem como finalidade trabalhar a indústria, o comércio e o agronegócio.

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (11), a sessão especial de lançamento do projeto executivo da Zona Franca de Teresina (PEC 19/2011) proposta pelo vereador Ricardo Bandeira e idealizado pelo empreendedor Jorge Machado. O evento ocorreu no Plenário da Câmara Municipal.
Imagem: Andreia Soares/ GP1Sessão especial de lançamento da Zona Franca de Teresina(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Sessão especial de lançamento da Zona Franca de Teresina
O projeto tem como finalidade trabalhar com três pontos importantes para o desenvolvimento econômico da capital: a indústria, o comércio e o agronegócio. “Vamos trazer tecnologias modernas, melhorar a qualidade da mão-de-obra, a autoestima do nosso povo e gerar emprego e renda. Nossa estimativa é gerar 20 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos”, afirmou o vereador.

Imagem: Andreia Soares/ GP1Vereador Ricardo Bandeira(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Vereador Ricardo Bandeira
O idealizador Jorge Machado ressalta que o Piauí não deve continuar sendo subserviente, pois tem capacidade de ser autossuficiente. “Nosso objetivo é exportar as matérias-primas existentes no nosso Estado, como soja, milho, algodão, ouro, ferro e outros de forma processada, para que ao invés da soja ir [para outros Estados ou países] em grão ela possa ir em leite, margarina ou queijo, ou seja, vamos importar e exportar agregando valor”, explicou.

Jorge Machado destaca que a injeção no PIB local vai ser de 25 bilhões em 10 anos e que o projeto pode ser implementado por meio de parceria público-privada (apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal) ou somente privado. “Vai depender dos interessados em investir, mas já houve uma aceitação grande por parte das autoridades, associações e empresários”, afirmou.

Imagem: Andreia Soares/ GP1Empreendedor Jorge Machado(Imagem:Andreia Soares/ GP1)Empreendedor Jorge Machado
O local disponibilizado pela Prefeitura Municipal é o Salobro, região entre Nazária e Teresina. “O prefeito disponibilizou o local, com a possibilidade de ser colocada 55 indústrias, mas é necessário também outra área para empresas comerciais, em torno de 200 lojas e uma terceira área para empresas do agronegócio, que inclui o abate de pequenos animais até o processo de embalagem dessas matérias-primas para exportação”, complementou Ricardo Bandeira.

Atualmente, só existe uma Zona Franca no Brasil, em Manaus. Os deputados federais Silas Freire e Rodrigo Martins apoiam o projeto, estiveram presentes na primeira audiência, em maio deste ano e já protocolaram a PEC na Câmara Federal.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.