Fechar
GP1

Piauí

Zona Norte de Teresina festeja inauguração do novo Mercado Rui Barbosa

Investimento na obra foi de R$ 1,5 milhão

O prefeito Firmino Filho inaugurou hoje (25) as obras de reforma e ampliação do Marcado Rui Barbosa, mais conhecido como Mercado do São Joaquim, na zona Norte da cidade. As obras fazem parte do Programa Lagoas do Norte e totalizam um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios da Prefeitura de Teresina e do Ministério das Cidades.

“Eu trabalho aqui no Mercado do São Joaquim desde 1994 e a gente sonhava com uma reforma. Mas eu nem digo que o mercado foi reformado, porque o que a Prefeitura fez aqui foi um novo mercado, muito melhor e maior que o antigo. Está tudo lindo e muito organizado. Os clientes também estão admirando a obra e o movimento já aumentou. Dá até mais prazer em trabalhar desse jeito, num espaço bem equipado como esse”, comemorou dona Maria dos Reis, permissionária que comercializa louças, utensílios e utilidades para o lar no Mercado Rui Barbosa.

Com a reforma e ampliação, o Mercado Rui Barbosa agora possui uma nova praça de alimentação, com três lanchonetes internas e outras três externas; além de espaço para chaveiro, loja de cereais, boxes para vendedores de carne e peixe e banheiros coletivos e individuais com acessibilidade. Com a reforma, todas as áreas foram revitalizadas e integradas. Há ainda espaço para realização da feira livre, que acontece aos domingos.
Imagem: Romulo Piauilino Firmino Filho e permissionária do Mercado (Imagem:Romulo Piauilino )Firmino Filho e permissionária do Mercado

“A requalificação do Mercado Rui Barbosa é fruto do compromisso da Prefeitura de Teresina em fazer o que é melhor para a cidade, para as pessoas que aqui vivem. A reforma e ampliação do Mercado do São Joaquim, como parte do Programa Lagoas do Norte, valoriza a nossa história, o berço de Teresina, a região que guarda as nossas tradições. O novo mercado, as obras de esgotamento sanitário, a limpeza e o saneamento das lagoas e as diversas ações do Programa Lagoas do Norte melhoram a qualidade de vida de toda a zona Norte da cidade. O Lagoas do Norte soluciona os problemas de alagamento na região e dá novas oportunidades a todos os que aqui vivem. O encerramento da primeira etapa do Programa nos mostra os bons frutos que estamos colhendo e nos anima a fazer ainda melhor na segunda etapa, porque sabemos que a colheita será muito fecunda”, declarou Firmino Filho.

Francisco Domingos de Sousa mora no bairro São Joaquim e é cliente assíduo do Mercado Rui Barbosa. Para ele, a reforma e ampliação do espaço promove um novo atrativo para a zona Norte.

“Quem mora aqui perto já tem o hábito de comprar no mercado todo dia, como eu. Mas agora, com tudo tão bonito, virão aqui pessoas de todos os bairros de Teresina, atraídas pela beleza do espaço e por sua organização. Essas pessoas descobrirão que aqui tem produtos bem fresquinhos a um preço bom e se tornarão clientes, movimentando o comércio do mercado e do bairro São Joaquim. Vai ser uma felicidade ter mais gente conhecendo nossa comunidade”, avaliou Francisco Domingos de Sousa.

Para o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, o Mercado Rui Barbosa é hoje o mais moderno e melhor mercado de toda a cidade. “O novo Mercado do São Joaquim segue todas as normas sanitárias para esse tipo de empreendimento e foi todo projetado para dar mais visibilidade aos produtos e mais conforto a permissionários, clientes e visitantes. É um espaço amplo, moderno e arejado que, certamente, trará muitos efeitos positivos e estimulará o comércio da região. É o melhor e mais bonito mercado de Teresina, um exemplo do compromisso da Prefeitura em estar cada vez mais próxima das pessoas e em fazer o que é melhor para a cidade”, destacou.

O secretário ressaltou ainda a construção dialogada das obras de reforma e ampliação do Mercado Rui Barbosa. “Todo o processo foi construído em diálogo com os permissionários; desde o planejamento das obras até agora, a inauguração. Ouvindo as necessidades das pessoas, dialogando, nós construímos juntos um novo mercado, a partir do respeito entre a Prefeitura de Teresina e a comunidade. É assim que vamos seguir, fazendo juntos e mantendo o compromisso com as pessoas que mais precisam”, enfatizou Washington Bonfim. 

O Mercado Rui Barbosa (Mercado do São Joaquim) foi inaugurado em maio de 1988. Ele surgiu para atender uma solicitação dos vendedores da feira livre que ocorria entre as ruas Monteiro Lobato e Rui Barbosa. O Mercado possui atualmente 47 permissionários.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.