Fechar
GP1

Piauí

Zona Sul é a região mais violenta de Teresina, segundo pesquisa

De acordo com pesquisa realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi).

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi) revelou que o número de assassinatos em Teresina aumentou no mês de setembro em 20% com relação ao mês de agosto. 27 homicídios dolosos ocorreram na Capital em setembro, enquanto no mês de agosto somaram-se 21.

De acordo com o presidente do Sinpolpi, Constantino Júnior, os números revelam uma fragilidade na segurança pública do Estado. Ele acredita que a Secretaria deva investir mais na segurança, em vez de elaborar um projeto que legaliza o serviço de terceirizados como policiais civis nas delegacias do Estado, por exemplo.

“O Sinpolpi já solicitou a atuação do Ministério Público Estadual para evitar que pessoas alheias à profissão de policial fiquem nas delegacias atuando como se fossem policiais, como já vem acontecendo em algumas delegacias e interior do Estado. Defendemos a contratação imediata dos policiais concursados”, afirmou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Constantino Junior(Imagem:Lucas Dias/GP1)Constantino Junior
Ainda segundo Constantino, em setembro foram registrados no Piauí 48 assassinatos no total. Este número é cerca de 9% maior do que o total registrado no mês de agosto, com 45 casos.

O presidente ainda relata que a maior parte das mortes tem algum tipo de relação com o submundo do crime. São detentos, ex-detentos, assaltantes, traficantes, dentre outros. Segundo Constantino, o Estado necessita rever urgentemente os seus programas e projetos de ressocialização de detentos.

A pesquisa também revelou os números de homicídios divididos por zonas. A zona sul de Teresina aparece com a zona mais violenta, com 10 assassinatos. A zona Norte está em segundo com oito homicídios, em seguida vem a Leste com seis e a Sudeste com três.

Houve um aumento nos crimes passionais, com sete mortes, em seguida vem o motivo por acerto de contas e das mortes provocadas por brigas de gangues em busca do controle do tráfico de drogas, que tiveram oito casos casa um. A pesquisa também mostra que no mês de setembro cinco mulheres foram assassinadas no Estado, um crime a menos do que em agosto. E nem todos os crimes contra mulheres foram passionais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.