Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Tenente-coronel Teixeira assume Batalhão de Polícia Ambiental no Piauí

O batalhão era comandado pelo tenente-coronel Walber Nunes. A solenidade de passagem de comando aconteceu na manhã desta sexta-feira (03).

Hélio Alef/GP1 1 / 7 Tenente-coronel Carlos Henrique Teixeira Tenente-coronel Carlos Henrique Teixeira
Hélio Alef/GP1 2 / 7 Tenente-coronel Walber Nunes em troca de comando da Polícia Ambiental Tenente-coronel Walber Nunes em troca de comando da Polícia Ambiental
Hélio Alef/GP1 3 / 7 Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Castílho Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Castílho
Hélio Alef/GP1 4 / 7 Polícia Ambiental do Piauí Polícia Ambiental do Piauí
Hélio Alef/GP1 5 / 7 Coronel Castilho em troca de comando da Polícia Ambiental Coronel Castilho em troca de comando da Polícia Ambiental
Hélio Alef/GP1 6 / 7 Tropa Ambiental do Piauí Tropa Ambiental do Piauí
Hélio Alef/GP1 7 / 7 Delegada Edenilza Viana Delegada Edenilza Viana

O Batalhão de Polícia Ambiental do Estado do Piauí passa a ser comandado a partir desta sexta-feira (03) pelo tenente-coronel Carlos Henrique Teixeira, que assumiu o lugar do tenente-coronel Walber Nunes, responsável pelo batalhão nos últimos quatro anos.

Em entrevista ao GP1, o tenente-coronel Teixeira falou do trabalho que já vem sendo executado no batalhão e ressaltou o conhecimento que já possui na área ambiental.

“A expectativa é cada vez mais operacionalizar o policiamento ambiental no combate aos crimes ambientais e poder contribuir no trabalho que já vem sendo desenvolvido, através de muitas parcerias que existem com outros órgãos. Eu já vinha atuando no magistério como professor de direito ambiental e educação ambiental. Já passei por aqui na condição de subcomandante, quando o batalhão era apenas uma companhia ambiental, ou seja, hoje o batalhão abraça todo o estado do Piauí nessas demandas ambientais de suma importância”, frisou.

Para o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho, a experiência acumulada do tenente-coronel Teixeira será importante para a capacitação da tropa, que já vinha sendo comandada pelo tenente-coronel Walber, a quem agradeceu pelos serviços prestados no batalhão.

“Nós estamos nos despedindo do tenente-coronel Walber, que trabalhou aqui ao longo dos últimos quatro anos e deixou um legado para o bem do nosso crescimento da polícia ambiental no estado e agora estamos dando posse para o tenente-coronel Teixeira, que é um especialista na área, inclusive, tem mestrado pela Universidade Federal do Piauí. Acreditamos que ele vai continuar esse trabalho feito aqui, melhorando essa política do meio ambiente, capacitando mais os policiais”, destacou.

De acordo com o tenente-coronel Walber, ele entrega ao novo comando uma tropa que teve como foco a qualificação durante quatro anos, pontuando o resultado desse trabalho nas ações desenvolvidas no período, que acabaram recentemente com a apreensão de um papagaio que chamou atenção internacionalmente, além de outras apreensões importantes em Tanque do Piauí.

“Nós sabemos que há uma cultura predominante de aprisionar pássaros. A participação do Batalhão de Polícia Ambiental nesse caso do papagaio foi entregar esse pássaro aos órgãos competentes. Recentemente, nós estivemos na região de Tanque do Piauí, aonde em uma só casa apreendemos mais de 40 pássaros”, frisou.

Sobre o Batalhão da Polícia Ambiental

O coronel Lindomar Castilho ressaltou que o Batalhão da Polícia Ambiental do Piauí está integrado com os setores municipal, estadual e federal que executam ações na área ambiental ainda pouco conhecidas, porém, o novo comando deverá dar um novo destaque aos trabalhos da Polícia Ambiental no Piauí.

“Quando se fala em polícia já se pensa logo em repressão, em abordagem, patrulhamento, mas esse tipo de polícia trabalha na prevenção do Meio Ambiente, que hoje é um tema global, por isso esse desafio do comandante que assume para dar maior visibilidade na preservação do meio ambiente”, acrescentou.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.