Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Uespi inaugura núcleo de enfrentamento à violência contra a mulher

O núcleo será responsável por acolher, ouvir e orientar mulheres dentro e fora da universidade.

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com a Secretária Estadual de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), inaugurou nessa sexta-feira (24) o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, no campus Poeta Torquato Neto, zona norte de Teresina.

O núcleo será responsável por acolher, ouvir e orientar, dentro e fora da universidade, mulheres que enfrentam violências, a fim de encaminhá-las para as redes de apoio necessárias.

A Superintendente de Cidadania e Defesa Social da SSP, coronel Elizete Lima, defendeu que o espaço será essencial para integrar a Universidade e a Secretaria de Segurança Pública, com foco no desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de políticas que garantam o direito das mulheres.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Violência contra mulher
Violência contra mulher

“É de suma importância integrar esse projeto amparado pela Uespi, tendo em vista que a comunidade universitária merece essa atenção especial na área das políticas públicas e este Núcleo surge como uma forma de complementar essas iniciativas. Além disso, discutir esse tema é importante para que nós, mulheres, nos sintamos cada vez mais integradas numa sociedade que prima pela igualdade, sem misoginia, longe do machismo”, disse a superintendente.

Para a psicóloga Vitória Antão, o núcleo de enfrentamento à violência representa um passo importante da universidade na construção de trabalhos focados em combater a violência e promover a conscientização da comunidade acadêmica sobre este tema. “As universidades são espaços de construção de conhecimentos fundamentais para formação de saberes que podem refletir na social sobre os direitos das mulheres. Então, ao utilizarmos estes espaços para falar e prevenir a violência, temos muito mais chances de reduzir essa triste realidade e alcançar a sociedade com nossas ideias”, comentou.

O Núcleo terá um grupo de trabalho formado por representantes da Universidade e da Secretaria de Segurança, os quais irão elaborar os instrumentos e campanhas que guiarão os participantes dos Núcleos de Enfrentamento à Violência contra a Mulher nos campi da Uespi.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.