Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Saiba quem são os membros do Bonde dos 40 presos durante operação do DRACO em Teresina

O grupo, liderado por Rafael Oliveira, é suspeito de diversos roubos na Capital.

Divulgação/PC-PI 1 / 6 Rafael Oliveira e Dário Bizerra Rafael Oliveira e Dário Bizerra
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 6 Além de roubarem casas, eles também roubavam veículo em Teresina Além de roubarem casas, eles também roubavam veículo em Teresina
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 6 O grupo criminoso realiza assaltos em diversos estabelecimentos na capital O grupo criminoso realiza assaltos em diversos estabelecimentos na capital
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 6 Foram encontrados bastante itens roubados durante a prisão no Torquato Neto Foram encontrados bastante itens roubados durante a prisão no Torquato Neto
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 6 Itens eram roubados de comércios e residências Itens eram roubados de comércios e residências
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 6 Objetos encontrados durante a prisão realizada pelo BEPI Objetos encontrados durante a prisão realizada pelo BEPI

Três membros do Bonde dos 40, acusados de praticar uma série de roubos em Teresina, foram presos na região do Torquato Neto, zona sul da Capital, durante operação integrada do Departamento de Repressão às Ações Criminosas (DRACO) e do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), na tarde desta sexta-feira (22). Entre os presos estão dois homens e uma mulher, considerados indivíduos de alta periculosidade e apontados como os autores do assalto ao dono de uma padaria na manhã dessa quinta (21), no Vale do Gavião, zona leste da Capital.

Os suspeitos foram identificados como Rafael Oliveira Costa, de 36 anos, e Dário Bizerra Figueiredo, de 20 anos. A mulher não teve o nome revelado pela polícia. No momento da captura, o grupo ainda tentou fugir para um apartamento abandonado, onde foram presos. No local, os policiais encontraram diversos itens provenientes de roubo, assim como entorpecentes e balanças de precisão.

Atuação no Bonde dos 40

Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, Rafael Oliveira é considerado o líder do grupo criminoso, e contra ele já havia um mandado de prisão em aberto, em decorrência de investigações relacionadas à sua atuação no crime organizado, especialmente no Bonde dos 40, onde ele exerce a função de “disciplina”.

“É um grupo de 4 a 5 criminosos que vem praticando diversos roubos em Teresina, tanto a estabelecimentos comerciais, residências como roubos de veículo. Alguns deles já eram investigados pelo Draco, dentre eles o Rafael Oliveira, que é o principal líder do grupo, membro da facção criminosa Bonde dos 40, onde ele exerce a função de disciplina na região do Torquato Neto. Já tínhamos um inquérito em andamento investigando parte desse grupo”, esclareceu o delegado.

No intuito de localizar algumas vítimas de ações desencadeadas pelo grupo, a Polícia Civil do Piauí resolveu publicar a foto dos presos. Surpreendentemente, em aproximadamente uma hora, três pessoas que foram roubadas compareceram à sede do DRACO, onde realizaram o reconhecimento dos criminosos. Além disso, outras unidades da corporação também foram beneficiadas com a ação, como o Departamento de Roubo e Furto de Veículos (DRFV), o 6º e 4º DP, pois conseguiram elucidar pelo menos dois crimes com suposto envolvimento do grupo criminoso liderado por Rafael Oliveira.

Mas a ação não para por aí, visto que apenas três membros desse grupo foram presos. Ainda conforme o delegado Charles Pessoa, a prisão deles possibilitou a identificação de outros envolvidos em uma série de crimes cometidos pela capital, e dessa forma, acabaram subsidiando a Polícia Civil para representar pelas prisões de outros indivíduos.

Roubo a empresário

Um empresário, proprietário de uma padaria, foi assaltado nas primeiras horas da manhã dessa quinta-feira (21). Durante a ação criminosa, ele teve o veículo, modelo Chevrolet Onix Premier, roubado pelos assaltantes.

A vítima havia acabado de chegar no estabelecimento, por volta das 05h35, quando três bandidos se aproximaram em um veículo Renaul Sandero, desceram do carro e abordaram a vítima. Um quarto bandido permaneceu na condução do carro utilizado no crime. A ação foi registrada por câmeras de segurança do estabelecimento.

Três pessoas acusadas de terem envolvimento com o grupo que realizou o assalto foram presas nesta sexta-feira (22) e são investigadas por outros crimes realizados na capital piauiense. Em entrevista ao GP1, o delegado Charles Pessoa destacou que os presos Rafael Oliveira e Dário Bizerra são indivíduos de alta periculosidade, além do caráter violento das ações criminosas supostamente realizadas por eles.

"O Rafael hoje efetuou alguns disparos na própria região do Torquato Neto momentos antes da abordagem, então realmente é um indivíduo extremamente violento. Vários desses crimes foram gravados pelas câmeras desses estabelecimentos comerciais e circularam nas redes sociais, na imprensa, demonstrando realmente o nível de periculosidade e violência desses criminosos, pois além de praticarem roubo mediante ameaça, eles praticavam violência física, com coronhadas, apontando armas para crianças. Então, são indivíduos realmente muito violentos que, graças a essa ação integrada, estão sendo tirados de circulação", apontou a autoridade policial.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.