Fechar
GP1

Piauí

Comércio varejista cresceu 5,70% no primeiro semestre no Piauí, mostra pesquisa da Fundação Cepro

variação semestral foi de 9,20%. Em virtude da manutenção do crescimento do emprego, o volume de vendas do comércio varejista no Brasil apresentou incremento de 7,30%.

De acordo com dados da Fundação Cepro, o comércio varejista do Piauí registrou crescimento de 5,70% no primeiro semestre de 2011. Destaque para abril, mês em que o incremento foi de 10,60%, tendo em vista que os consumidores tradicionalmente retornaram às compras após o pagamento das despesas do início do ano como também pela manutenção do crescimento do emprego da renda real do trabalhador.

Quanto ao comércio varejista ampliado, o segmento veículos e motocicletas - partes e peças - e segmento material de construção registraram aumento, no 1º semestre, de 5% e o acumulado dos últimos 12 meses foi de 6% no estado, enquanto que, em nível nacional, a variação semestral foi de 9,20%.

Em virtude da manutenção do crescimento do emprego, o volume de vendas do comércio varejista no Brasil apresentou incremento de 7,30%. No Piauí, o segmento de maior variação foi o de móveis e eletrodomésticos (17,70%). Quanto às consultas junto ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), elas totalizaram 620.288 no estado, crescimento de 2,75%, sendo que os meses de fevereiro e abril registraram queda decorrente da redução do nível de consumo da população, tendo em vista as despesas com material escolar, IPVA, IPTU e despesas com viagens de férias.

Já a inadimplência do consumo em Teresina registrou aumento de 14,62% no primeiro semestre do ano, em decorrência da ampliação do endividamento do consumidor.

Cancelamento de registro

Quanto à evolução do registro de cancelamento do SPC, observa-se que o número de consumidores que tiveram seus nomes retirados da lista de inadimplentes cresceu 12,18%, quando comparado com o mesmo período de 2010.

No tocante à movimentação de cheques compensados no Piauí, houve uma variação negativa de -3,40% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa queda evidencia uma tendência de mudança nos meios de pagamento, sobretudo pela utilização de cartões de crédito ou débito. Quanto aos cheques devolvidos, houve queda de 57,84% no Piauí motivada pela melhora da renda familiar, melhores condições de financiamento e principalmente à crescente utilização de meios eletrônicos como forma de pagamento, sobretudo nas pequenas compras. Cheques sem fundos ou com insuficiência de fundos apresentaram uma retração de 58,64%.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.