Fechar
GP1

Piauí

Corregedoria da Justiça do Piauí abre I Fórum de Direito Agrário em Floriano

O objetivo do congresso é discutir a regularização de terras em nosso estado.

O Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho abriu na noite desta quinta-feira, (28), o I Congresso de Direito Agrário e de Registro de terra do estado, promovido pela Corregedoria de Justiça do Estado do Piauí.

O evento está sendo realizado na Câmara Municipal de Floriano, 240 Km ao Sul de Teresina, e conta com as presenças de autoridades como o Corregedor de Justiça Paes Landim, o Desembargador Oton Mário José Lustosa Torres, Desembargador Brandão de Carvalho, além de juízes e advogados vários pontos do país.

Imagem: Manuela Coelho/GP1Corregedor Paes Landim(Imagem:Manuela Coelho/GP1)Corregedor Paes Landim

A Corregedoria da Justiça do Piauí buscou para o congresso autoridades que servem como referencial para todos os Tribunais de Justiça brasileiros, a fim de que todos compartilhem o conhecimento, buscando soluções para os problemas enfrentados na área agrícola.

O Corregedor Geral de Justiça do Estado, Desembargador Paes Landim ressaltou que "O objetivo do congresso é discutir a regularização de terras em nosso estado, por isso trazemos 13 conferencistas, buscando encontrar soluções para a polêmica questão", disse o Desembargador.

Após solenidade de abertura, a palestra "Formação fundiária do Estado do Piauí", ministrada pelo professor da Universidade Federal do Piauí, Antonio Fonseca dos Santos Neto, dá o tom à discussão que vai permear o evento a questão agrária no estado que já é conhecido com a fronteira agrícola do Brasil. Mestre em Ciências, Antonio mostra como o Piauí é formado até chegar à questão das terras, tema que é discorrido ainda pelo engenheiro agrônomo e diretor de crédito da secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí, Rui Cipriano.

Para o prefeito Anfitrião, Gilberto Júnior, do PSB em Floriano, o congresso é a oportunidade que os moradores, especialmente da região Sul do Piauí, tenham a oportunidade de regularizar as moradias, assim também como as terras onde produzem.

O evento conta com a presença que vai desde autoridades da área do Direito, como estudantes, assim como pessoas, em variados níveis, interessados na questão do direito (e deveres) relacionado a terras. "Tanto as adquiridas, quanto as que possam se adquirir", como comenta Fonseca Neto, o primeiro palestrante do Congresso, que reúne muitas pessoas no plenário da Câmara municipal de Floriano.

Floriano, a princesa do sul, foi escolhida para sediar o I congresso Agrário e de registro, promovida pela CGJ. As maiores autoridades no assunto irão discutir temas ligados à questão agrária, tão importante como necessário para pacificar algumas questões que estão em pauta no âmbito do poder judiciário nacional.

Personalidades como, Dr. Arnaldo Rizzardo, autor de diversos livros sobre arrendamento e parceria rural, questão agrária, Dr. Nazareno César Moreira Reis (Juiz Federal – Picos/PI) ,Drª. Katia Parente Sena (Juíza Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará), além do Des. Constantino Augusto Tork Brahuna - Desembargador Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá e Des. Oton Mário José Lustosa Torres, que irão abrilhantar o Congresso.

Mais de 350 profissionais do ramo jurídico e estudantes se inscreveram no evento.

Confira a programação:


I CONGRESSO DE DIREITO AGRÁRIO E DE REGISTRO DO ESTADO DO PIAUÍ

Plenário da Câmara Municipal de Floriano

Dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2013 PROGRAMAÇÃO

QUINTA - DIA 28/11/2013

18:00h – CREDENCIAMENTO

19:00h – SOLENIDADE DE ABERTURA

19:30h – PALESTRA DE ABERTURA: A FORMAÇÃO FUNDIÁRIA DO ESTADO DO PIAUÍ. Professor da Universidade Federal do Piauí – Msc. Antônio Fonseca dos Santos Neto.

21:00h – PAINEL: CRÉDITO FUNDIÁRIO NO ESTADO DO PIAUÍ (Dr. Rubem Nunes Martins – Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural)

21:30 - COFFEE BREACK

SEXTA - DIA 29/11/2013

8:00h – PAINEL: COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA FEDERAL EM MATÉRIA AGRÁRIA: Dr. Nazareno César Moreira Reis (Juiz Federal – Picos/PI) E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ESTADUAL EM MATÉRIA AGRÁRIA: Dr. Oton Mário José Lustosa Torres (Desembargador TJ/PI).

10:00h - COFFEE BREACK

10:15h – ARRENDAMENTO E PARCERIA RURAL. – Advogado e Autor Dr. Arnaldo Rizzardo.

12:00h - INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00h – CONCEITO E PRINCÍPIOS DE DIREITO NOTARIAL (Título provisório, a confirmar o palestrante)

16:00h – COFFEE BREAK

16:15h – PAPEL DAS CORREGEDORIAS ESTADUAIS E DOS JUÍZES CORREGEDORES PERMANENTES NO ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES AGRÁRIAS E REGISTRAIS. – Drª. Katia Parente Sena (Juíza Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Pará).

SÁBADO – DIA 30/11/2013

08:00h – ATOS PRÓPRIOS DO REGISTRO DE IMÓVEIS E SUA ESCRITURAÇÃO: Drª. DANIELA ROSÁRIO RODRIGUES (Oficial de Registro de Imóveis de Monte Mor - SP)

10:00h - COFFEE BREACK

10:15h – CANCELAMENTO ADMINISTRATIVO E JUDICIAL DO REGISTRO: Dr. George Takeda (3º Oficial de Registro de Imóveis da Capital - SP)

12:00h - INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00h – RESERVA LEGAL NO NOVO CÓDIGO FLORESTAL (Drª. Maria Aparecida Bianchin Pacheco – Presidenta da ANOREG/MT)

16:00h – COFFEE BREAK

16:15h - PALESTRA DE ENCERRAMENTO: PENHORA RURAL (Dr. Constantino Augusto Tork Brahuna - Desembargador Corregedor do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá)

* PROGRAMAÇÃO SUJEITA À ALTERAÇÃO DE ACORDO COM CONFIRMAÇÃO DE CONFERENCISTAS E PALESTRANTES.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.