Fechar
GP1

Piauí

Ceir Móvel vai atender população de onze cidades do Sul do Piauí somente no mês de maio

As primeiras cidades atendidas serão Bom Jesus, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Currais, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia e Santa Luz

 O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) vai enviar a equipe do projeto Ceir Móvel aos municípios de Bom Jesus e Curimatá, no extremo Sul do Piauí, entre os dias 6 e 10 de maio. A população de outras nove cidades da região também será beneficiada com esta etapa do projeto. Para serem atendidos, os pacientes devem apresentar o encaminhamento médico e os documentos de identificação.

As primeiras cidades atendidas serão Bom Jesus, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Currais, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia e Santa Luz. A equipe do Ceir Móvel estará nos dias 6, 7 e 8 de maio, das 8 às 18 horas, instalada no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Bom Jesus. O local fica na Rua Helvécio Pinheiro, sem número, bairro São Pedro, ao lado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Já nos dias 9 e 10 de maio, a equipe estará em Curimatá, onde também vai atender as demandas dos municípios de Avelino Lopes, Júlio Borges e Morro Cabeça no Tempo. A população deve procurar o Centro de Fisioterapia de Curimatá, na Praça Marcolino Camelo, ao lado do Hospital Regional da cidade. O horário de atendimento será de 8 às 18 horas.
A coordenadora do Ceir Móvel, Raquel Brito, lembra que a requisição dos produtos ortopédicos pelo projeto é gratuita. Para ser atendido, é necessário que o paciente entregue na Secretaria de Saúde do município os seguintes documentos: solicitação médica, documento de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

“A entrega da documentação deve acontecer antes da data do atendimento nas cidades. Assim, nos dias marcados, basta que o paciente compareça ao local de atendimento para tirar as medidas”, explica Raquel, reforçando que é preciso apresentar a indicação médica e os documentos pessoais de identificação do paciente.

Após o atendimento inicial e a retirada das medidas, as informações são trazidas para Teresina e a Oficina Ortopédica do Ceir produz os equipamentos, que são órteses, próteses, cadeiras de rodas e de banho, calçado para pé diabético, muletas e andadores, entre outros. Posteriormente, a equipe volta à cidade para realizar a entrega de tudo.

O Ceir Móvel descentraliza os serviços oferecidos pela instituição na capital e leva atendimento às pessoas com deficiência física ou motora que precisam de meios auxiliares de locomoção nas cidades do interior do Piauí. O programa beneficiou 72 municípios somente no ano de 2012, sendo 12 cidades sedes e 60 referenciadas. A média de equipamentos entregues no mesmo período chega a seis mil.

O Ceir completa cinco anos de funcionamento no próximo mês de maio. O centro é um projeto do Governo do Estado, gerenciado pela Associação Reabilitar, uma instituição social sem fins lucrativos.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.