Fechar
GP1

Piauí

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto no bairro São Pedro

De acordo com os moradores, no período das chuvas o esgoto transborda sobre a Avenida Walter Alencar, invadindo casas e impedindo a passagem de veículos.

Os moradores do bairro São Pedro denunciaram ao GP1 a situação precária de um esgoto que corre a céu aberto ao lado de algumas casas localizadas na Avenida Walter Alencar, zona sul da Capital.
Imagem: Lucas Dias/GP1Moradores reclamam do mau cheiro(Imagem:Lucas Dias/GP1)Moradores reclamam do mau cheiro
De acordo com a moradora Elisângela Santos, o problema existe há 30 anos. “Eu moro aqui desde os meus 15 anos e eu cresci vendo esse esgoto passando ao lado das nossas casas. Quando chove, ninguém consegue passar na Walter Alencar, o esgoto transborda com muito lixo e a pista fica intrafegável”, disse a moradora.
Imagem: Lucas Dias/GP1Pai faz a travessia das crianças com cuidado para não cair no esgoto(Imagem:Lucas Dias/GP1)Pai faz a travessia das crianças com cuidado para não cair no esgoto
Outra questão chama atenção de Elisângela, que tem um estabelecimento comercial no mesmo terreno da casa. “Tem um pessoal aterrando uma lagoa atrás das casas, mas quando iniciar as chuvas eu acredito que vai piorar ainda. As crianças continuam brincando, elas não têm noção do risco, mas a gente se preocupa com isso. É tão tal que já veio prefeito, governador e até agora nada foi resolvido”, reclamou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Esgoto quase invadindo as casas(Imagem:Lucas Dias/GP1)Esgoto quase invadindo as casas
Outra moradora, que não quis se identificar, relatou que já mudou de casa para fugir do esgoto, principalmente, durante as chuvas. “A água não entra mais na minha casa, mas o odor continua forte e causa problemas”, pontuou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Esgoto Passa entre as casas(Imagem:Lucas Dias/GP1)Esgoto Passa entre as casas

Gustavo Henrique esteve no local

O ex-candidato ao senado, Gustavo Henrique, esteve no local e verificou a situação precária. José que mora há mais de vinte anos apontou os problemas.

"No meu entender é preciso combater a omissão do poder público. A municipalidade precisa estar presente continuamente em todos os lugares pois, Teresina é uma só", declarou Gustavo.

Imagem: DivulgaçãoSeu José mostrando os problemas(Imagem:Divulgação)Seu José mostrando os problemas
Imagem: DivulgaçãoAterro que está sendo feito pelos moradores(Imagem:Divulgação)Aterro que está sendo feito pelos moradores
Imagem: DivulgaçãoGustavo Henrique no local(Imagem:Divulgação)Gustavo Henrique no local
Imagem: DivulgaçãoQuando chove este trecho fica alagado com todo tipo de dejeto(Imagem:Divulgação)Quando chove este trecho fica alagado com todo tipo de dejeto

Confira o vídeo da visita do ex-candidato ao senado Gustavo Henrique ao local



Outro lado

Em entrevista ao GP1, o gerente de obras da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) da zona sul, Isac Meneses, afirmou que uma equipe de fiscais será enviada até a comunidade para realizar um estudo, definindo qual tipo de alteração está sendo realizada no terreno da lagoa. “Vamos mandar fiscais no local e saber se existe algum alvará, regularizando ao aterramento no local”, comentou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Isac Meneses(Imagem:Lucas Dias/GP1)Isac Meneses
Sobre o esgoto, o gerente ressaltou que as casas foram instaladas em um terreno do Governo do Estado, onde existia a lagoa. “Nós vamos fazer uma limpeza no local, buscar uma melhor solução, pois aquele local é uma área de risco. Então será feito um trabalho social, juntamente com um estudo de obra, para que se retire família de onde não se pode morar e faça um projeto de drenagem e de esgotamento sanitário. Assim quem puder ficar nas casas não sofrerá problemas”, disse o gerente de obras.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.