O Exército está trabalhando na reconstrução do desvio da BR-222, levado por uma enxurrada na segunda-feira passada. A informação foi repassada ao senador Ciro Nogueira (Progressistas) na tarde desta quinta-feira (19) pelo general Silva e Luna, secretário-geral do Ministério da Defesa.
Ciro Nogueira tem cobrado rapidez no restabelecimento do tráfego na rodovia, trecho entre as cidades de Batalha e Esperantina. A queda do aterro do desvio, levado por uma enxurrada, causou prejuízos no deslocamento de vários moradores da região.
Segundo informou o general Silva e Luna, foi acertada com Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do estado (DNIT/PI) a reconstrução do aterro sobre o bueiro, com solo. O DNIT desconsiderou o emprego de pedra argamassada, uma vez que, apesar de ser uma obra que pode ser feita mais rapidamente, o custo é mais elevado.
Apesar de, inicialmente, o Exército ter admitido a possibilidade de instalação de uma ponte metálica provisória no local, essa opção poderá ser deixada de lado. Segundo o general Silva e Luna, será feito o reconhecimento para a alternativa de lançamento de uma ponte metálica.
Contudo, com os serviços no desvio em andamento, essa opção pode não ser necessária, considerando o fato de estar no Plano de Trabalho do 2º Batalhão de Engenharia e Construção (2º BEC) a reconstrução da ponte caída desde 2016, quando foi feito o desvio, com um bueiro sêxtuplo, que não foi destruído pela enxurrada da segunda-feira. O novo aterro do desvio será feito sobre esse bueiro.
Ver todos os comentários | 0 |