O senador Elmano Férrer (PP) anunciou a liberação de recursos do Governo Federal para a construção da ponte na BR-330, ligando a região dos cerrados do Piauí ao município de Tasso Fragoso, no Maranhão. Essa será a segunda ponte ligando os dois estados, para garantir a logística da produção agrícola e estimular o agronegócio da região.
A proposta do senador foi apresentada para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, no dia 29 de janeiro. Ao todo, serão liberados R$ 10 milhões para esta obra. O diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, confirmou liberação dos recursos para dar início às obras.
“Essa ponte será a concretização de um sonho de décadas dos produtores da região. Vai resolver o drama dos produtores locais, que dependem de travessia por balsa para escoar sua produção, uma operação lenta e cara, que limita a produtividade e gera grandes prejuízos para Piauí”, afirmou o senador.
O senador Elmano Férrer ressaltou ainda que esta ponte faz parte de um conjunto de investimentos federais na região sul, que concentra a maior produção de grãos do Piauí. A construção da nova ponte é uma demanda dos produtores da região, especialmente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (APROSOJA), entidade representativa do agronegócio na região.
“Em pouco tempo, temos conquistado grandes avanços na infraestrutura da região sul do estado. São investimentos nas obras de alargamento da BR-135, a construção da Ponte que liga Santa Filomena, no Piauí, a Alto Parnaíba, no Maranhão, que deve ser inaugurada próximo mês, a instalação da Superintendência da Caixa Econômica em Bom Jesus, e estamos batalhando ainda pelo aeroporto regional desta cidade. Temos o apoio do Governo Bolsonaro e do ministro da Infraestrutura para tirar tantas obras do papel", destacou o senador.
De acordo com o superintendente do DNIT no Piauí, Ribamar Bastos, nos próximos dias, o órgão irá licitar contratação da empresa para elaboração dos estudos ambientais, necessários para a obtenção do licenciamento. No segundo semestre, a previsão é de que as obras já iniciem. “A nova ponte ligará os municípios de Ribeiro Gonçalves, no Piauí, a Tasso Fragoso, no Maranhão. E terá extensão de 120 metros”, explicou Ribamar Bastos.
Ver todos os comentários | 0 |