Fechar
GP1

Piauí

Educação de Vera Mendes promove I Seminário Municipal do PPAIC

A palestra magna foi proferida por Marcilene Marina, controladora do município de Vera Mendes.

A cidade de Vera Mendes - PI deu um importante passo em direção à melhoria da qualidade da educação na região. A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação organizou, realizou nesta sexta-feira, dia 30 de junho, o I Seminário Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com o tema “Avaliar para Ensinar”.

O evento realizado na Escola Municipal Maria Vitória, contou com a presença do prefeito Dr.Carlim, acompanhado da primeira-dama, Domingas Edna, do vice-prefeito, Valderito Martins, das secretárias Elisângela Marques (de Educação) e Andreia Sampaio (de Saúde), do vereado José Aires, além de educadores, gestores escolares e profissionais da área.

Abrindo o evento a secretária de Educação, Elisângela Marques, destacou a importância do programa. “Aderimos o programa piauiense de alfabetização na idade certa, pois a gente abraça todas as causas relacionada a educação. Aqui no seminário escolheremos uma das experiências exitosas apresentadas pelas escolas, que será levada para o Seminário Regional do PPAIC, que acontecerá em Picos, e de lá seguirá para Teresina onde acontecerá o seminário estadual. Então é algo novo, não seria obrigado a gente participar, mas fizemos questão desde o início, e estamos promovendo o seminário no prazo. O programa é voltado exclusivamente para o ensino infantil e o ensino fundamental, anos iniciais, mas ele é importante para todas as escolas, por serem alunos que futuramente estudarão no ginásio municipal.” Disse.

As formadoras do programa no município, Djacilene Xavier, Bibiana Martins e Maria Juracélia, expressaram que o principal objetivo do programa é garantir as condições indispensáveis para o progresso de todos os alunos. Elas destacaram o valioso apoio da Secretaria de Educação e da gestão municipal, que desempenham um papel fundamental no sucesso do PPAIC.

Na oportunidade, as alunas da educação infantil realizaram uma bela apresentação de Ballet, encantando o público com seus movimentos suaves e precisos. Vestidas com trajes delicados e sapatilhas de ponta, transmitiram a beleza da dança clássica e deixaram uma marca memorável no palco.

A palestra magna foi proferida por Marcilene Marina, controladora do município,abordando a temática central do seminário e proporcionando uma reflexão profunda sobre a importância da avaliação do ensino-aprendizagem como base fundamental para o desenvolvimento do processo educacional. De acordo com Marina, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) trouxe transformações significativas para nossa comunidade, comprovadas pelos resultados obtidos na aprendizagem dos alunos. Ela ressaltou ainda a metodologia aplicada pelos professores, que tem se mostrado eficaz no alcance desses resultados positivos.

Logo em seguida, ocorreram as apresentações dos estandes de boas práticas, nas quais professores e gestores escolares compartilharam as experiências bem-sucedidas vivenciadas no dia a dia escolar.

Encerrando, foram realizadas apresentações com alunos da Escola Municipal Maria Vitória, Escola Municipal Matias Francisco do Nascimento, Escola Municipal Luís José de Sousa, e Escola Municipal José Antônio da Vera. Por fim, foi servido um almoço para todos os presentes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.