Fechar
GP1

Piauí

Rafael Fonteles anuncia expansão do Programa Piauí Saúde Digital para mais 20 municípios

A informação foi divulgada pelo governador do Estado durante apresentação da iniciativa em Piripiri.

O governador Rafael Fonteles anunciou, nesta sexta-feira (12), que até o fim do mês de fevereiro mais municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais serão beneficiados com o Programa Piauí Saúde Digital, que atende, hoje, as cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco. A informação foi divulgada pelo chefe do Executivo estadual durante apresentação da iniciativa, em Piripiri, ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Rafael e Wellington, acompanhados de deputados federais e estaduais, além de outras autoridades, estiveram no Centro de Especialidades Adauto Coelho de Resende, Centro de Imagem da Secretaria da Saúde e Espaço de Saúde Indígena Cacique Zé Guilherme, em Piripiri.

Foto: Divulgação/AscomSaúde digital
Saúde digital

“Essa integração entre município, Estado e governo federal, por meio de um sistema moderno, inteligente e usando a tecnologia, permite levar à população de qualquer comunidade e município, o atendimento de especialistas e exames de forma muito mais facilitada e ágil, melhorando a vida das pessoas”, disse o governador.

O programa Piauí Saúde Digital, lançado em abril, permite que o paciente seja atendido em 10 especialidades, por meio de telemedicina, nas próprias unidades básicas de saúde (UBS). O programa Saúde Digital já beneficiou cerca de 20 mil piauienses com consultas especializadas em todas as UBSs das duas cidades.

Foto: Divulgação/AscomSaúde digital no Piauí
Saúde digital no Piauí

“Todos os demais 20 municípios do Território de Desenvolvimento dos Cocais passarão a ter o sistema de telessaúde nas UBSs. O paciente será atendido pelo especialista sem sair de seu município e, se for preciso, se deslocará para Piripiri e Esperantina, que são os municípios-polo, para fazer o exame. O laudo sai em apenas 15 minutos. Dessa forma, o paciente já pode apresentar o resultado do exame ao médico para ter o diagnóstico”, explicou Rafael Fonteles.

Wellington Dias, ex-governador do Piauí, elogiou o programa. “Eu confesso que fiquei muito bem impressionado e alegre. É uma revolução. Escutamos muito falar sobre as filas do SUS. E mais do que isso: pessoas que nem na fila conseguem estar, pois moram em lugares distantes e isolados”, afirmou o ministro.

Foto: Divulgação/AscomPrograma Piauí Saúde Digital
Programa Piauí Saúde Digital

Ele disse que o presidente Lula enfatiza sempre que o grande problema hoje é a parte do exame, pois a pessoa às vezes mora distante e não tem onde fazer. “Às vezes, o paciente tem que se deslocar quilômetros para poder fazer o exame. E aqui, na proximidade, é possível ter um eletrocardiograma, uma tomografia e raios X. Piripiri tinha uma fila grande de espera, agora não tem mais. Hoje, tivemos 62 atendimentos para exames, com resultados em 15 minutos. O Ministério da Saúde, inclusive, já veio aqui conhecer a experiência”, frisou o ministro.

Visita ao município de Lagoa de São Francisco

Rafael e Wellington acompanham ainda as obras de recuperação da BR-222. De lá, seguem para o município de Lagoa de São Francisco, onde visitam o Museu Indígena Anízia Maria dos Povos Tabajara, Tapuio e Itamaraty, na Comunidade Indígena Nazaré, e participam de ações do Projeto Sociocultural Comboios.

Foto: Divulgação/AscomPaciente sendo atendido
Paciente sendo atendido

O ministro Wellington Dias também assina documentos autorizando ações do governo federal no Piauí, como a retomada do Programa Cisternas; apresentação de microcrédito para empreendedores do Cadastro Único (CadÚnico), lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena e distribuição de sementes e mudas do Plano Safra 2023/2024 (SAF).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.