Fechar
GP1

Polícia

Polícia Federal deflagra operação contra lavagem de dinheiro no Piauí

Durante as diligências, descobriu-se que se utilizavam "freteiros" para trazer a mercadoria do Paraguai.

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (19), a “Operação GRADE A”, com objetivo de combater os crimes de descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro no estado do Piauí. Ao todo, foram cumpridos 70 mandados de prisão preventiva e 95 mandados de busca e apreensão no estado piauiense, além do Paraná, do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.

A investigação apura um esquema de importação clandestina de produtos eletrônicos procedentes do Paraguai. Segundo a PF, tais mercadorias estão sendo adquiridas por vendedores atacadistas através de entradas secundárias na fronteira entre Mato Grosso do Sul e o país vizinho, para posterior revenda em comércio brasileiro.

Foto: Divulgação/Polícia FederalPolícia Federal deflagra operação para combater importação clandestina no Piauí
Polícia Federal deflagra operação para combater importação clandestina no Piauí

As diligências apontaram que o trânsito dessas mercadorias acontecia mediante a atuação de “freteiros”, que eram os responsáveis pela transposição da fronteira e entrega das mercadorias ao adquirente. O transporte até o destino era realizado mediante uso de veículos de pequeno porte equipados com compartimentos ocultos ou através de caminhões, casos em que os volumes eram acondicionados em meio a cargas lícitas (frios, grãos, etc.).

A estimativa da PF é de que os grupos investigados internalizaram milhões em mercadorias desde o início da pandemia de COVID. A ação mobilizou cerca de 350 policiais federais e 53 servidores da Receita.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.