Fechar
GP1

Política

Senado aprova projeto que limita atuação política de PMs

Conforme o projeto, as corporações continuarão subordinadas aos governadores dos Estados.

O Senado aprovou na terça-feira (7) o projeto de lei que institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios (PL 3.045/2022). O projeto, agora encaminhado para a sanção da Presidência da República, foi relatado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES).

De acordo com o projeto, as corporações continuarão subordinadas aos governadores. A organização detalhada será estabelecida em leis propostas por esses governantes, observando as normas gerais do projeto e os fundamentos de organização das Forças Armadas.

Em seu relatório, Contarato destacou que os policiais militares são regidos pelo Decreto-Lei 667, de 1969, que contém disposições anacrônicas e até mesmo incompatíveis com a Constituição Federal.

O projeto estabelece princípios, diretrizes, competências, direitos, deveres e vedações, proporcionando amparo legal e segurança jurídica para a existência e a atuação das polícias militares e dos corpos de bombeiros.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.