Fechar
GP1

Política

Senado deve votar fim da reeleição e PEC das drogas em 2024

O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, elencou a pautas que serão prioritárias no próximo ano.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), participou de um café com jornalistas nesta sexta-feira (22), ocasião em que elencou a pautas que serão prioritárias para a Casa em 2024.

Segundo Pacheco, ao menos quatro pautas serão tratadas com prioridade no Senado no próximo ano: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte de droga; a PEC que define mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); o fim da reeleição no Brasil e o veto a participação de militares nas disputas eleitorais.

A PEC que criminaliza o porte de drogas será apreciada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em fevereiro, segundo Pacheco. O relatório do texto já foi apresentado pelo senador Efraim Filho (União Brasil-PB).

Em relação à limitação de mandatos no STF, o presidente do Senado informou que pretende conversar com os ministros da Corte ainda no primeiro semestre, antes de a matéria avançar. O texto que tramita na Casa propõe um mandato de oito anos. Pacheco defende ainda o aumento da idade mínima para se tornar ministro.

Quanto ao fim da reeleição, o Senado deve analisar uma PEC de autoria do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que propõe o fim da reeleição no Brasil. Rodrigo Pacheco afirmou que o tema é um desejo muito forte dos senadores. Entretanto, antes de a matéria avanças, a Casa deve promover audiências públicas para discutir a proposta.

A PEC dos militares, outra pauta importante, foi aprovada pela CCJ em 29 de novembro, e Rodrigo Pacheco indicou a prioridade de votação do texto para o próximo ano.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.