Fechar
GP1

Política

Conheça os novos deputados estaduais da Assembleia do Piauí

Ao todo, 10 novos parlamentares passaram a compor a Alepi, com cinco nomes da oposição e cinco da base.

Com o início oficial das atividades legislativas e a posse dos 30 deputados estaduais, nomes novos surgiram na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), trazendo perspectivas e ideias para serem executadas no parlamento estadual.

Ao todo, 10 novos parlamentares passaram a compor a Alepi, com cinco nomes da oposição, composta por Progressistas e Republicanos, e cinco nomes da base governista, PT e MDB.

Confira a lista dos 10 novos deputados estaduais:

- Aldo Gil (Progressistas)

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Aldo Gil
Deputado Aldo Gil

O deputado Aldo Gil é formado em administração, além de ser filho do atual prefeito de Picos, Gil Paraibano. No pleito de 2022 foi sua estreia na carreira legislativa, alçando um cargo eletivo no estado.

"Trabalhar em prol de uma política de industrialização do nosso estado que não existe hoje. Então, nós esperamos cotribuir para desenvolver e trazer o que o Piauí precisa. Nós temos que nos unir, não temos outra opção", disse o deputado no ato de posse nessa quarta-feira, 1º de fevereiro.

- Ana Paula (MDB)

Foto: Lucas Dias/GP1Ana Paula
Ana Paula

A deputada estadual Ana Paula aparece também como uma novidade na Alepi no ano de 2023. A deputada já tem um histórico político, tendo sido prefeita de Sebastião Leal por duas vezes e já exerceu dois mandatos de deputada estadual, tendo sido eleita em 2006 e 2010.

- Bárbara do Firmino (Progressistas)

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Deputada eleita Bárbara do Firmino
Deputada eleita Bárbara do Firmino

Bábara é filha do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho e da ex-deputada estadual Lucy Soares, Bárbara Soares, herdando um encaminhamento político dentro do estado, mostrando força principalmente dentro da capital piauiense. Além disso, também é médica e disputou um cargo no poder legislativo estadual pela primeira vez em 2022, conquistando o cargo aos 28 anos.

“Nós estamos com muita gratidão e confiança, com todas as pessoas que acreditaram no nosso propósito de colocar à frente o legado do prefeito Firmino Filho. A gente está aqui para defender como médica, a saúde, nossa principal pauta dentro dessa Casa. Estamos confiantes que faremos uma legislatura participativa, que respeite o próximo e os direitos do povo piauiense. A gente quer ser uma voz ativa que faça algo por nosso Piauí”, frisou.

- Dr. Thales Coelho (Progressistas)

Foto: Reprodução/FacebookDr. Thales Coelho
Dr. Thales Coelho

Eleito deputado estadual, Thales Coelho é médico e ex-prefeito de Paquetá do Piauí. Ele deixou a prefeitura ainda no mês de março para concorrer à vaga na Alepi e foi o terceiro parlamentar mais votado do estado, alcançando 57.761 votos.

- Dr. Vinícius (PT)

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Dr. Vinícius
Deputado Dr. Vinícius

Eleito deputado estadual com 33,437 votos, Vinicius Nascimento é médico ortopedista pediátrico, também foi diretor do Hospital Infantil Lucídio Portella no Governo Wellington Dias, cargo que o influenciou a entrar no mundo político.

- Felipe Sampaio (MDB)

Foto: Lucas Dias/GP1Felipe Sampaio
Felipe Sampaio

Aos 34 anos, Felipe Sampaio é filho do atual vice-governador do Piauí, Themistocles Filho, e irmão do deputado federal Marcos Aurélio. Dentro de um contexto familiar político, já exerceu o cargo de secretário municipal de Saúde de Esperantina.

“Trabalhar pelo nosso Piauí com os planos e projetos que eu coloquei para nossa população, principalmente, na área da saúde, eu como médico sei as dificuldades que o Piauí tem nessa área, então irei lutar para trazer melhor qualidade e infraestrutura para os nossos piauienses. Mais de 44 mil eleitores confiaram no Doutor Felipe Sampaio, então eu tenho que ter o pulso firme de trabalhar pelo nosso Piauí, e agradecer a todos e a todas que votaram. Hoje é o dia que meu sonho está sendo realizado, pois muito tempo acompanhei meu pai, tinha esse sonho. Muito obrigada à Deus, minha família e todos que colaboraram para essa vitória", comentou o deputado para o GP1.

- Gil Carlos (PT)

Foto: Lucas Dias/GP1Gil Carlos
Gil Carlos

Gil Carlos Modesto foi eleito para a Casa Legislativa com 23.805 votos, mas possui um passado político, em que já exerceu o cargo de prefeito da cidade de São João do Piauí durante dois mandatos e foi presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), se tornando conhecido a nível estadual.

“Nós estamos aqui para aprimorar o projeto de governo que os piauienses aprovaram, e através dele elegeram Rafael Fonteles. Nós estamos com grandes expectativas em relação aos resultados a curto e médio prazo do governo Rafael Fonteles. Vamos fiscalizar as políticas públicas no Executivo, Judiciário e demais poderes para todos crescerem com isso. Então, minha ideia é estar ao lado do projeto de governo Rafael Fonteles, mas um lado crítico, também propositivo”, pontuou Gil Carlos ao GP1.

- Gracinha Mão Santa (Progressistas)

Foto: Lucas Dias/GP1Deputada Gracinha Mão Santa
Deputada Gracinha Mão Santa

A deputada eleita, Gracinha Mão Santa, é também filha do prefeito de Parnaíba, Mão Santa. Mesmo estreando no mundo político, ela já possui experiência em gestões, principalmente dentro do mandato de seu pai enqquanto prefeito da cidade litorânea.

“Vai ser uma diferença, porque a Gracinha sabe ser flexível, mas ela também sabe ser muito dura nos propósitos e sabe ouvir e lutar pelos interesses da população sem medo. Esperamos que toda a bancada do Piauí que teve voto na planície litorânea tenha essa sabedoria, e bote recursos no local", explicou Gracinha durante uma conversa com o GP1.

- Jeová Alencar (Republicanos)

Foto: Lucas Dias/GP1Jeová Alencar
Jeová Alencar

Jeová Alencar já possui história na política teresinense, ocupando a cadeira de vereador por três mandatos, também ocupou a presidência da Câmara Municipal de Teresina e exerceu a função por mais dois biênios consecutivos 2019/2020 e 2021/2022. O republicano estreia este ano no legislativo estadual, fazendo parte da bancada opositora.
"Expectativa é a melhor possivel, queria agradecer a Deus ao povo do Piauí e em especial ao povo de Teresina. Nova Casa e nosso mandato, mas a essência do Jeová continua a mesma, em trabalhar por todo o estado, mas principalmente para aqueles que mais precisam", destacou o republicano à imprensa.

- Rubens Vieira (PT)

Foto: Lucas Dias/GP1Rubens Vieira
Rubens Vieira

Eleito deputado estadual com 28.835 votos, Rubens Vieira foi ex-prefeito de Cocal por dois mandatos consecutivos. Além de também ter sido coordenador regional do programa PRO-Piauí, do Governo do Estado do Piauí.

“Estou muito feliz em assumir o mandato de deputado estadual, estou com muito entusiasmo para fazer um bom mandato. A educação e saúde serão as bandeiras que vamos trabalhar na Casa”, declarou o parlamentar da Casa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.