Fechar
GP1

Política

Gilmar Mendes pede informações a Pacheco sobre CPI do 8 de janeiro

O despacho do ministro do do Supremo Tribunal Federal foi assinado nessa segunda-feira (27).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, notificou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para que informe sobre o pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para as ocupações das sedes dos Três Poderes no 8 de janeiro deste ano. As informações são do Poder 360.

O despacho do ministro foi assinado nessa segunda-feira (27), e protocolado na ação movida pela senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) na qual pede a leitura do requerimento de criação da CPI, necessária para o início do grupo de trabalhos na Casa Legislativa.

Segundo a senadora, “há omissão do presidente do Senado ao deixar de dar andamento ao requerimento de instalação de CPI“, além de citar que antes da eleição para o comando da Casa, Pacheco afirmou que o eleito deveria ter o compromisso “de cuidar da leitura desse requerimento”.

Soraya Thronicke alega ter apresentado o requerimento ao senador Rodrigo Pacheco ainda no dia 8 de janeiro, solicitando a apuração dos responsáveis pelos atos praticados.

O pedido teve 27 assinaturas, 11 acima da quantidade mínima de requerentes para a instalação da CPI. Foram eles: Soraya Thronicke; Giordano Eliziane Gama; Davi Alcolumbre; Paulo Paim; Alessandro Vieira; Humberto Costa; Marcos do Val; Leila Barros; Fabiano Contarato; Randolfe Rodrigues; Oriovisto Guimarães; Margareth Buzetti; Weverton; Jorge Kajuru; Mara Gabrilli; Jaques Wagner; Angelo Coronel; Styvenson Valentim; Rogério Carvalho; Irajá; Otto Alencar; Eduardo Braga; Omar Aziz; Veneziano Vital do Rêgo; Zenaide Maia; Marcelo Castro; Nelsinho Trad; Izalci Lucas; Sérgio Petecão; Renan Calheiros; Cid Gomes; Daniella Ribeiro; Esperidião Amin; Luis Carlos Heinze; Wellington Fagundes; Plínio Valério; Zequinha Marinho.

Na Câmara dos Deputados, há também a coleta de assinaturas para a criação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) também para investigar os atos do 8 de janeiro. De acordo com o deputado federal André Fernandes (PL-CE), a comissão já tem adesão suficiente.

Lula é contra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ser contra a instalação da CPI para apurar quem financiou e participou dos atos. “Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e pode criar uma confusão tremenda. Nós não precisamos disso agora”, falou 10 dias depois dos ataques em entrevista à GloboNews.

Lula ressaltou, contudo, que a decisão cabe ao Congresso Nacional, mas disse que aconselharia deputados e senadores a não instalarem a CPMI. Na avaliação do presidente, tudo o que pode ser investigado já está sendo feito pelos órgãos competentes.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.