Fechar
GP1

Política

Gilmar Mendes anula provas que envolvem Lira em investigação

O caso seria levado para julgamento no plenário virtual do Superior Tribunal Federal.

Nesta quinta-feira (10), o ministro Gilmar Mendes decidiu anular todas as provas da investigação da Polícia Federal sobre desvios na aquisição de kits de robótica, as quais envolvem o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O caso seria levado a julgamento no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal.

O caso tramita em sigilo e foi retirado de pauta porque o tipo de processo (reclamação) permite, segundo o regimento da Corte, decisões monocráticas definitivas sem referendo do colegiado.

A decisão do ministro seguiu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que solicitava a anulação das provas, mas que não determinou o trancamento do inquérito, como havia pedido a defesa de Arthur Lira. Segundo ele, o trancamento deverá ser solicitado ao juiz de primeira instância do caso.

Com essa mudança, a possibilidade de que Lira seja investigado por uma suposta relação com desvios na aquisição dos kits de robótica não se concretizará. A PF havia monitorado entregas de dinheiro vivo para um ex-assessor seu, Luciano Cavalcante. Os advogados dos demais investigados também irão pedir a anulação das provas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.