Fechar
GP1

Saúde

AstraZeneca para de fabricar e distribuir vacina contra a covid

Segundo a empresa, o motivo é o "excedente de imunizantes” que foram atualizados para novas variantes.

A farmacêutica AstraZeneca iniciou retirada da sua vacina contra a covid-19 do mercado mundial. O objetivo da empresa é parar a fabricação do imunizante por razões comerciais, uma vez que há um “excedente de imunizantes” que foram atualizados para novas variantes do Sars-CoV-2.

Em março deste ano, a farmacêutica já havia enviado um pedido à União Europeia para a retirada voluntária da “autorização de introdução no mercado”, que foi aceito e entrou em vigor nessa terça-feira (07).


A vacina tem sido alvo de críticas por causa de um efeito adverso raro do imunizante reconhecido pela primeira vez diante da Justiça pela AstraZeneca, que se tornou alvo de uma ação coletiva em que 51 famílias pedem indenização de até £ 100 milhões (cerca de R$ 650 milhões).

Em documentos anexados ao processo, a empresa disse que o imunizante “pode, em casos muito raros, causar síndrome de trombose com trombocitopenia”. Chamada de TTS, a condição é caracterizada pela formação de coágulos de sangue e pode ocasionar o entupimento de veias e artérias.

Em nota, a AstraZeneca afirmou estar “extremamente orgulhosa” do papel que a sua vacina desempenhou na pandemia. Veja abaixo:

De acordo com estimativas independentes, mais de 6,5 milhões de vidas foram salvas só no 1º ano de utilização e mais de 3 bilhões de doses foram distribuídas.

O nosso trabalho foi reconhecido pelos governos de todo o mundo e é amplamente considerado como tendo sido um componente crítico para acabar com a pandemia global.

Como, desde então, foram desenvolvidas múltiplas vacinas para variantes da covid-19, há um excedente de imunizantes atualizados disponíveis. Isto levou a um declínio na procura pela Vaxzevria, que já não é fabricada nem fornecida.

A AstraZeneca tomou, portanto, a decisão de iniciar a retirada das autorizações de introdução no mercado da Vaxzevria na Europa.

Faremos parceria com autoridades reguladoras em todo o mundo para iniciar a retirada da autorização de comercialização da Vaxzevria.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.