Dois clubes gigantescos do futebol nacional podem não estar na Copa do Brasil em 2024. Principal competição mata-mata no país, Corinthians e Santos podem não participar do torneio após a mudança no regulamento e por não terem vencido nenhum dos torneios que davam vagas para a Copa.
Antes, o Ranking Nacional de Clubes era elemento preponderante para equipes estarem classificadas à Copa e uma boa posição no RNC automaticamente colocaria Santos e Corinthians para competir. Agora, com um regulamento que privilegia os torneios estaduais e com ambos passando distante de conquistar o Paulista, as quedas na própria Copa do Brasil e Copa Sul-Americana trazem ainda mais dúvidas sobre o calendário no próximo ano.
Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino, Ituano e São Bernardo, os cinco melhores do Paulista garantiram vagas para a Copa do Brasil. O Corinthians foi o sexto colocado geral, enquanto o Santos foi apenas o 11º colocado.
Para garantir um lugar no torneio, Santos e Corinthians precisariam então terminar o Campeonato Brasileiro dentro da zona de classificação para a Libertadores, no G-6. Hoje, as equipes estão na segunda página do torneio e ocupam a 13ª e 15ª posição com 30 e 27 pontos respectivamente. Outra possibilidade é que Bragantino e Palmeiras estejam na competição, já que tem uma boa posição no Campeonato Brasileiro. Esta opção não abrange o Santos.
As equipes agora brigam com forças para se afastar o máximo possível da zona de rebaixamento. O Santos venceu o Vasco e conseguiu deixar o Z-4 após seis rodadas consecutivas e ambos estão com os olhos apenas no máximo de pontos possíveis de serem conquistados no Brasileirão.
Ver todos os comentários | 0 |