Pedro Paulo talvez não seja a maneira como você o conhece, mas, quando falamos de Mano Brown, os olhos e ouvidos ficam mais atentos. Agora, a atenção está redobrada com a concessão do título de “doutor honoris causa” para o líder do Racionais MC’s pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) em uma cerimônia realizada no Teatro Municipal Candinha Dórea, em Itabuna, no sul da Bahia.

Foto: Reprodução/Twitter
Mano Brown discursa ao receber o título de Doutor Honoris Causa

Brown sempre exaltou sua mãe, dona Ana Soares. Do alto, a madame nagô, falecida em 2016 aos 85 anos foi a primeira homenageada no discurso de Paulo.

“Voltar à Bahia e receber esse título é muito simbólico, porque minha mãe saiu daqui humilhada, ela saiu se sentindo a pior de todas. Chegou a São Paulo com 15 anos e a vida nunca foi fácil, e eu queria que ela estivesse aqui hoje para ver isso”, disse Brown.

Mano Brown também ressaltou o fato de receber o título em uma universidade baiana, terra de sua mãe e um local que tem orgulho de ser. “Quero agradecer à Bahia por esse reconhecimento, porque tinha que ser aqui mesmo. Esse é meu lado étnico que eu mais ostento. Tenho orgulho em dizer que sou afro-baiano. Aqui é a Bahia, onde o Brasil é mais Brasil”, ressaltou.

Com a concessão do título, Brown mostra que aos 53 anos segue contrariando as estatísticas e agora o ataque cardíaco do verso, doutor nas ruas, está eternizado também na terra que descende.