Um agente da Polícia Federal (PF), identificado como Lucas Caribé Monteiro, morreu após ser baleado durante confronto com uma organização criminosa no bairro Valéria, localizado em Salvador, na Bahia. O policial participava da Operação Fauda, que visa combater uma fação criminosa com participação direta no tráfico de drogas, armas, homicídios e roubos na região.

A operação é conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) da PF e da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). De acordo com informações da SSP-BA, outros dois agentes foram baleados, enquanto quatro acusados de integrarem a facção morreram durante o confronto.

A Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), vai investigar o homicídio do agente Lucas Monteiro, assim como as duas tentativas de homicídio contra o investigador Vockton Carvalho Freire, que foi atingido no rosto por estilhaços de um disparo, e o outro agente que foram baleados.

O inspetor foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado, onde irá ser submetido a uma cirurgia nos olhos. Em nota, a PF lamentou a morte do agente, e o diretor-geral interino da Polícia Federal, Gustavo Paulo Leite de Souza, decretou luto oficial de 3 dias.

Confira a nota da PF na íntegra

“A Polícia Federal expressas suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos enlutados. Informamos, ainda, que a Polícia Federal está empenhada e acompanhando de perto a investigação das circunstâncias que envolveram o falecimento”.