Nas décadas de 70 e 80, as atividades aeróbicas tiveram uma grande repercussão mundial. Esse movimento teve a frente o médico cardiologista Kenneth Cooper, que levou ao mundo os benefícios das atividades aeróbicas para a saúde. Na época, muitos trabalhos cientificos foram feitos mostrando esses benefícios. Mas um entendimento errado que se fazia, era que apenas esses exercícios eram saudáveis.

Mais recentemente, pesquisas confirmaram que qualquer tipo de atividade física estimula a saúde, diminuindo as mortes por doenças nas populações.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Aula de musculação

A explicação mais aceita é que o grande fator estimulante à saúde é a produção de MIOCINAS pelos músculos em atividade. Essas substâncias reduzem a inflamação basal no sistema cardiovascular e têm efeitos sobre todos os tecidos e estímulos favoráveis ao metabolismo em geral. A musculação foi particularmente identificada como muito eficiente na produção desta substância.

Em resumo, a musculação foi tão eficiente quanto as atividades gerais para reduzir a mortalidade por todas as causas, menos eficientes para reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares e mais eficientes para reduzir a mortalidade por câncer. A associação de musculação com atividades gerais foi a situação que mostrou os melhores resultados.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1