Dados do Ministério da Saúde obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelam que, em 2021, 16.055 homens morreram devido ao câncer de próstata, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. Muitas destas mortes poderiam ter sido evitadas com campanhas de conscientização sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável.

Vários estudos apontam os grupos de risco mais propensos a desenvolver a doença. Um deles é o de pessoas sedentárias e com excesso de peso, fatores de risco que podem facilmente serem eliminados com os exercícios físicos e uma dieta saudável. Este grupo pode desenvolver não apenas o câncer de próstata, mas muitos outros tipos de cânceres e doenças.

Foto: Divulgação/Ascom
Demóstenes Ribeiro

A prática regular de exercícios físicos, como a musculação, faz parte das terapias complementares durante o tratamento, que buscam proporcionar qualidade de vida ao paciente.

O ideal seria que os programas de exercícios fossem organizados por um Profissional de Educação Física – modulando intensidade, volume, frequência e duração do treinamento. Mas como a maioria das pessoas não pode ter essa orientação, é importante que, mesmo assim, façam sua atividade física por sua conta e risco, tendo como parâmetro o bom senso.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1