A menopausa é uma fase da vida da mulher marcada por mudanças físicas e emocionais, muitas vezes acompanhadas de sintomas desconfortáveis. No entanto, a atividade física regular pode ser uma aliada importante nesse período. 

A prática regular de exercícios pode ajudar a reduzir sintomas como ondas de calor, alterações de humor, insônia e ganho de peso, comuns durante a menopausa. Além disso, a atividade física contribui para a saúde óssea, cardiovascular e metabólica, áreas que podem ser afetadas durante essa fase da vida.

Foto: Divulgação/Demóstenes
Dona Conceição Dantas convive muito bem com a menopausa

Os benefícios não são apenas físicos. O exercício também pode melhorar a autoestima e promover uma sensação de bem-estar geral, o que é especialmente importante em um momento de mudanças significativas.

Portanto, incluir atividades físicas regulares na rotina pode ser uma forma eficaz de melhorar a convivência com a menopausa e manter uma boa qualidade de vida. Sempre que possível é recomendado consultar um Profissional de Educação Física antes de iniciar qualquer programa de exercícios, especialmente durante a menopausa.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1