Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Dr. Pessoa avalia candidatura a governador em 2018


O presidente nacional do Solidariedade, deputado federal Paulinho da Força (SP), abriu as portas do seu partido para o deputado estadual José Pessoa Leal, o Dr. Pessoa, e o incentivou a ser candidato a governador do Piauí em 2018, destacando seu potencial eleitoral ao longo dos últimos anos e especialmente o seu desempenho na eleição de prefeito de outubro do ano passado. Pessoa avalia a possibilidade e não a descarta.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Estadual Dr. PessoaDeputado Estadual Dr. Pessoa

José Pessoa Leal foi candidato a prefeito pelo PSD, partido presidido no Piauí pelo deputado Júlio Cesar, e obteve 171.113 votos contra 220.042 do prefeito Firmino Filho. Na sua avaliação está o fato de não ter contado com estrutura partidária, "porque fiz uma campanha praticamente só", o que teria prejudicado o seu desempenho. Analisa também que tinha poucos candidatos a vereador para pedir votos para prefeito.

EXCLUSIVAS

Acordo do PMDB foi celebrado na casa de Themístocles

  • Foto: Lucas Dias/GP1Themístocles de Sampaio Pereira FilhoThemístocles de Sampaio Pereira Filho

Depois de quase 10 dias registrando um impasse interno o PMDB do Piauí finalmente chegou a um entendimento, no final da tarde de ontem (02), na residência do deputado Themístocles Sampaio Pereira Filho, que está acometido de uma forte gripe.

Menos Juliana

  • Foto: Lucas Dias/GP1Juliana FalcãoJuliana Falcão

Todos os deputados estaduais do PMDB, fora Juliana Falcão, ex-mulher do ex-governador Zé Filho, estiveram na casa do presidente Themístocles Filho para que fosse adotado um discurso único sobre a entrada do partido no Governo.

Conversa preliminar

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Deputado Marcelo Castro Deputado Marcelo Castro

Antes da reunião na casa do presidente Themístocles, houve um encontro entre o deputado federal Marcelo Castro, que é presidente estadual do PMDB, e o deputado estadual Severo Eulálio cujos grupos reivindicavam a direção geral do DER, dirigido por José Dias, tio do governador Wellington.

Decisivo

  • Foto: Lucas Dias/GP1Severo EulálioSevero Eulálio

Esse encontro de Marcelo com Severo foi fundamental para o entendimento. Antes do carnaval os dois haviam conversado e Severo ficara de dar um retorno para Castro, que só ocorreu ontem.

Cargos divididos

Ficou certo que Castro Neto, ex-secretário de Infraestrutura do Estado e filho de Marcelo Castro, será o diretor geral do DER, cabendo ao grupo de Severo indicar aliados para algumas posições importantes dentro do órgão.

Assistência Social

  • Foto: Lucas Dias/GP1Zé SantanaZé Santana

Para a Secretaria de Assistência Social vai o deputado Zé Santana, que deverá abrir mão de alguns cargos dentro da pasta para contemplar correligionários do PMDB que não pertencem a seu grupo.

Porta-voz

Depois da celebração do acordo na casa de Themístocles Filho, o deputado Zé Santana foi incumbido de fazer o comunicado a Wellington Dias porque já tinha uma audiência marcada com o governador.

Mentor maior

O mentor maior do entendimento dentro do PMDB para que o partido entrasse no Governo foi o presidente da Assembleia Themístocles Filho.

Paciência

  • Foto: Lucas Dias/GP1Wellington DiasWellington Dias

Durante o tempo todo Themístocles Filho foi paciente e sempre acreditou no entendimento com Wellington Dias mesmo sabendo que algumas vozes dentro do PMDB não queriam.

A volta de Ismar

Com a saída da Assembleia Legislativa do deputado Zé Santana para assumir a Secretaria de Ação Social, assume uma cadeira na Assembleia Ismar Marques, que ficou na terceira suplência de deputado estadual na coligação que defendeu a candidatura de Zé Filho ao Governo.

Pablo para fundação

  • Foto: Lucas Dias/GP1Pablo SantosPablo Santos

O deputado estadual Pablo Santos (PMDB) vai esperar um pouco mais até que a Assembleia Legislativa aprove a criação da Fundação Hospital que terá a responsabilidade de administrar todos os hospitais do Estado.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.