Fechar
Colunista Herbert Sousa (in memory)
GP1

Jornalista denuncia juíza de Corrente por abuso de poder e beneficiar advogado em sentenças


O jornalista Cristiano Setragni do Portal Corrente ingressou junto à corregedoria do Tribunal de Justiça do Piauí com uma representação relatando abuso de poder praticado pela juíza da comarca de Corrente.

A juíza é acusada de beneficiar em suas decisões o advogado Francisco Wellington, que responde por cerca de 30 processos, entre agressão, queixas- crimes, danos morais e até casos relativos à lei Maria da Penha.
Imagem: ReproduçãoJornalista Cristiano Setragni(Imagem:Reprodução)Jornalista Cristiano Setragni
A juíza concedeu ainda uma liminar proibindo qualquer citação do nome do advogado, no site de notícias, com multa diária de mil reais em caso de descumprimento, o jornalista foi comunicado do fato pela própria magistrada por telefone informando que a liminar já estaria em vigor por bastante tempo.

Após a denúncia de que o advogado é beneficiado com as decisões judiciais, feita pelo jornalista no Portal Corrente, tanto o advogado quanto a juíza passaram a perseguir o jornalista.

“Processos contra o advogado demoram a ser julgados, tem inclusive processos que correm na justiça há mais 700 dias, e quando vão a julgamento Wellington é beneficiado, já os processos do advogado contra as pessoas que denunciam essa pratica, chegam a correr audiência em até 6 dias, pulando etapas do processo”, afirmou o jornalista.

Entre os processos a que responde, Francisco Wellington é acusado em uma das audiências, dentro do fórum, de agredir a outra parte com palavras de baixo calão e tentar agredi-lo fisicamente, sendo contido por policiais. De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo jornalista, Francisco Wellington portava um soco inglês. Toda a ação foi presenciada por funcionários do juizado e populares presentes.

Ainda segundo o B.O. consta que: “Francisco Wellington partiu para agressão física, sendo contido pelos policiais, Julio César e Dos Anjos, que estava em frente ao juizado especial e contiveram o agressor quando este ameaçava de sacar uma arma que tinha na cintura, que os referidos policiais, dando busca encontraram uma arma soqueira de metal com o advogado Wellington. Que foi conduzido para a delegacia para ser lavrado os procedimentos legais”.

“Quando passo por ele na rua, ele me ofende verbalmente, faz gestos de agressão. Já disse inclusive que vai me matar ou me bater. Ele tem tanta certeza de ser beneficiado pelas decisões da juíza que em determinado dia no campus da UESPI de Corrente ele me chutou e falou que eu vou ser condenado em todos os processos que ele move contra mim”, afirmou o jornalista.
Imagem: ReproduçãoJuíza Mara Rúbia(Imagem:Reprodução)Juíza Mara Rúbia
Contra a magistrada Mara Rúbia, Cristiano apresentou uma representação junto à Corregedoria Geral de Justiça, em Teresina, referente a um processo que o advogado move contra o jornalista, por ter feito denuncias no site de noticias. Nele a magistrada antecipou uma audiência em 30 dias, extinguindo a audiência de conciliação e deixando o réu sem tempo para constituir um advogado ou defensor para fazer sua defesa.

“O corregedor ficou abismado com as denuncias, pediu inclusive celeridade ao processo que apura a conduta da juíza”, afirmou o jornalista. A denúncia também será protocolada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Já as condutas do advogado serão investigadas pelo Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados.

Sindicato dos jornalistas

O presidente do sindicato dos jornalistas do Piauí, Jose Olimpio, já informou que mantém total apoio ao jornalista, e afirmou ainda que emitirá nota mostrando seu posicionamento, além de repudiar a atitude da magistrada.

Advertência

Em 2013 o Tribunal de Justiça do Piauí aplicou pena de advertência à juíza Mara Rúbia por cometer falhas funcionais ao homologar acordos extrajudiciais proposto pelo filho e advogado Felipe Soares Machado, em processo referente a empréstimos consignados a idosos.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.