Quatro policiais civis e um advogado foram presos pela Polícia Federal (PF) em uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (19), no Rio de Janeiro, por corrupção e tráfico de 16 toneladas de maconha. Eles têm relação com o Comando Vermelho, a principal facção criminosa do estado.

A operação foi deflagrada por cerca de 50 policiais federais na capital fluminense e na cidade de Saquarema. Eles cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão, que foram expelidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Resende (TJRJ).

De acordo com a investigação, duas viaturas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DCFC) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) abordaram um caminhão com 16 toneladas de maconha na divisa com São Paulo. Após isso, eles selaram um acordo, por meio de um advogado, para a liberação da carga e do motorista mediante ao pagamento de propina.

Após isso, eles escoltaram o veículo até a comunidade que teria o tráfico comandado pelo Comando Vermelho e descarregaram a carga de maconha. A investigação foi desenvolvida pelo Grupo de Investigações Sensíveis da Polícia Federal e pela Delegacia de Repressão a Drogas em conjunto com o Ministério Público.