O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu culpou os feriados no calendário pelo desempenho modesto da economia brasileira. Durante reunião ministerial realizada nesta sexta-feira (10), no Palácio do Planalto, o chefe do Executivo afirmou que as folgas em dias úteis acabaram interferindo no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

Para Lula, a expectativa é que em 2024 a situação seja diferente, pois os feriados irão cair no sábado. “Exageradamente, esse ano teve muito feriado prolongado. No ano que vem, os feriados cairão todos os sábados, significa que o PIB vai crescer um pouco mais”, afirmou o presidente durante a reunião.

Antes mesmo do fim do encontro, Lula marcou uma última reunião no ano para planejar as ações do Governo Federal para 2024. “Depois dessa reunião, vocês podem embarcar para uma viagem, para umas férias cinco dias, seis dias, e voltar a trabalhar”, disse Lula.

Depois do pronunciamento do presidente, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, explicou como será a próxima reunião ministerial, em que será apresentada a execução orçamentária do Executivo Federal.