Em menos de 15 dias, o Pantanal já teve cinco vezes mais focos de incêndio do que o registrado em novembro do ano passado. Com o avanço das chamas, unidades de conservação e refúgios de onças-pintadas no Centro Oeste estão ameaçadas.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), neste mês já foram localizados 1.224 focos de incêndio. Durante o mesmo período do ano de 2022, foram registrados somente 201.

Foto: Reprodução/Instagram
Pantanal registra mais de mil focos de incêndio

O avanço no número de queimadas recai também sobre o Governo Federal, que sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a admitir que a estrutura de combate ao fogo é insuficiente.

Diante do cenário alarmante, o Ministério do Meio Ambiente informou que enviou mais brigadistas e promete mais aeronaves de reforço para o Pantanal. Segundo o presidente do Instituto Homem Pantaneiro, Angelo Rabelo, os brigadistas têm contado apenas com a coragem ao enfrentar as chamas.

“Temos uma estrutura de combate a incêndio aquém do necessário. O combate a pé, a despeito da força e da coragem dos brigadistas, é humanamente impossível”, declarou Angelo Rabelo.