A renomada professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Beatriz Alvarenga Álvares, faleceu neste domingo (19), aos 100 anos. Beatriz, que nasceu em Santa Maria de Itabira em 1923, foi uma das primeiras mulheres a se formar na escola de engenharia, em 1936.

Beatriz foi uma pioneira da ciência no Brasil, sendo a primeira professora de Física do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte nos anos 1940. Em 1968, ela ajudou a criar o Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

Foto: Divulgação/UFMG
Professora Beatriz Alvarenga Álvares

Apesar de não ter se formado em física, Beatriz é uma das mais conceituadas estudiosas da matéria. Ela lecionou por quase 30 anos e escreveu livros didáticos utilizados por várias gerações de alunos.

Em 1989, recebeu o título de Professora Emérita do Departamento de Física da UFMG. Em 21 de abril de 2006, foi condecorada com a Medalha da Inconfidência pelo então Governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves.

Em 24 de maio de 2014, recebeu a Medalha Conselheiro Christiano Ottoni durante as comemorações dos 103 anos da Escola de Engenharia da UFMG. Em 2016, foi vencedora do Prêmio Bom Exemplo, uma iniciativa da TV Globo Minas, da Fundação Dom Cabral e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).