O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recuou das medidas que havia anunciado para tornar a nova carteira de identidade mais inclusiva: o documento manterá a separação dos campos de nome de registro e nome social, além de continuar com o campo destinado para o “sexo” do portador.

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou que retiraria as duas determinações do novo RG, há pouco mais de seis meses, quando um grupo de trabalho havia decidido pela unificação do campo “nome”, sem fazer distinção entre “nome social” ou “nome de registro”.

Foto: Divulgação/Governo Federal
Carteira de Identidade Nacional (CIN) volta a ter o campo "sexo"

O anúncio das mudanças, meses atrás, aconteceu durante cerimônia alusiva ao dia internacional e nacional de enfrentamento a violência contra pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras). As alterações foram solicitadas, em primeiro lugar, pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com a intenção de promover mais cidadania e respeito a esse recorte social.

O novo RG

O documento de RG, na verdade, será chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN). Em uma versão mais moderna do que o atual RG, a identidade poderá reunir em um só documento dados como o título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação, além de NIS/PIS/Pasep.

Onde adquirir o novo modelo no Piauí

O atual modelo será válido até 28 de fevereiro de 2032, porém os Estados têm até 11 de janeiro de 2024 para disponibilizar a emissão do novo modelo. O Estado do Piauí emite a nova identificação em formato digital desde dezembro de 2022 e em versão física desde março de 2023.

Confira abaixo onde você pode adquirir a nova carteira em Teresina:

• Sede do Instituto de Identificação Félix Pacheco, na Praça Saraiva

• Espaço Cidadania, no Shopping Rio Poty

• Anexo do Espaço Automall, na Av João XXVlll

• Anexo do 24° Distrito Policial, Dirceu