A situação econômica da Argentina tem piorado e com a proximidade das eleições presidenciais, o presidente Alberto Fernández teve que viajar às pressas para o Brasil para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que estava agendada para junho, mas foi remarcada ontem, 02 de maio de 2023.

A viagem de Fernández ao Brasil no dia 26 de junho ainda está confirmada, o encontro será parte das comemorações do bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Argentina. Fernández enfrenta uma deterioração econômica no país. A inflação anual em março chegou a 104,3%, a mais alta em 31 anos. Além disso, o país tem poucas reservas de dólar, dificultando a importação de produtos, especialmente alimentos.

Os mercados internacionais desconfiam da capacidade do governo argentino de honrar seus compromissos financeiros e Fernández solicitou ajuda ao presidente brasileiro. Lula afirmou que não iria financiar a Argentina, mas se comprometeu a encontrar uma solução.

As eleições presidenciais na Argentina serão realizadas em outubro. A coalizão de Fernández, Frente de Todos, é a mesma da ex-presidente e atual vice, Cristina Kirchner. Entretanto, o grupo não lidera as pesquisas para a sucessão presidencial, e tanto Fernández quanto Kirchner afirmaram que não serão candidatos.