Nessa quarta-feira (21) foi publicada no Diário Oficial da União uma lei que confere ao município de Cerro Azul, no Paraná, o título de Capital Nacional da tangerina.

A fruta recebe vários nomes diferentes em diferentes regiões do país, podendo ser encontrada pela alcunha de tangerina, mexerica, mandarina, manjerica, laranja-cravo, entre outras. Na região do Cerro Azul, a fruta é conhecida como “ponkan”.

A cidade, pertencente a região chamada Vale do Ribeira, fica a 92 quilômetros da capital do Paraná e já era conhecida como a terra dessa fruta, por conta das inúmeras produções desse gênero de fruta na região. Cerro Azul é o maior produtor nacional do cítrico, sendo responsável pela produção de 10% das tangerinas do país. Segundo estimativas do IBGE de 2020, a população da cidade é de aproximadamente 17.833 habitantes.

O sabor único e marcante da ponkan de Cerro Azul é atribuído à geografia e ao clima do Vale do Ribeira, além da amplitude térmica da região, que intercala o calor durante o dia com o frio durante a noite.