O ex-ator da TV Globo, Mateus Solano, junto com outros artistas, influenciadores e ambientalistas, gravaram um vídeo pedindo que a população cobre um posicionamento mais firme do Governo Lula em relação às causas ambientais. A gravação foi publicada no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Precisamos fazer pressão! Vamos mostrar para o presidente Lula que o povo está do lado da proteção socioambiental. Em poucos dias, assistimos a um grande ataque às políticas ambientais. Do lado de lá, os ruralistas estão fazendo muita pressão no governo para conseguir avançar com seus interesses. Nós precisamos gritar mais alto”, afirmou Mateus Solano em seu Twitter.

O grupo declarou que realizará uma petição assinada por todos, que será entregue ao presidente ainda no mês de junho. Eles alegaram que “o clima acabou” após 100 dias de governo, mesmo todos tendo votado no petista nas eleições de 2022.

Os artistas também citaram medidas consideradas “um verdadeiro pacote de destruição”, como a aprovação do Marco Temporal na Câmara dos Deputados. Atores como Thiago Lacerda e Sérgio Marone também estão presentes no vídeo, além de influenciadores de origem indígena.