Levantamento feito pelo PetCenso 2023 e divulgado nesta semana mostrou quais os nomes mais comuns dados aos bichinhos de estimação no Brasil. As amostras foram colhidas através do banco de dados da PetLove, empresa que oferece planos de saúde aos bichinhos.

Esse censo também mostrou quais as raças mais presentes nos lares brasileiros. Em primeiro lugar, a maioria das cadelas recebe o nome de Mel. Em segundo lugar, Luna, e em terceiro, Nina. As duas últimas ocupam o pódio de nomes desde o ano passado. Entre os machos, o nome mais comum é Thor, seguido por Luke e Teo.

Os felinos também não ficam de fora, e os nomes mais usados para as gatas são: Nina, Mia e Mel, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Enquanto isso, Simba, Chico e Tom são mais usados entre os machos.

A análise de raças mostrou que os vira-latas, conhecidos como cães sem raça definida, são os favoritos dos lares brasileiros, representando 40% do total de cachorros. Shih Tzu ocupa o segundo lugar, correspondendo a 12% do total, e em terceiro o Yorkshie Terrier, equivalente a 5%.

Além disso, 98% dos felinos presentes nas casas brasileiras não têm raça definida, seguido apenas pela raça azul russo e gato de bengala, ambos equivalentes a 0,2% do total.