O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar por uma cirurgia no quadril no final de setembro, e a notícia tem deixado os ministros e auxiliares do governo com insônia, visto que a primeira-dama Janja Lula da Silva assumirá a agenda do presidente.

A informação foi confirmada nesse sábado (16) pelo jornal Folha de S. Paulo, que também revelou a tensão nos bastidores com aqueles que não são muito próximos da primeira-dama.

Por conta da cirurgia no quadril, o chefe do Executivo ficará em repouso no Palácio da Alvorada, e vai precisar de um andador para se locomover. Diante disso, a Itaipu Binacional ofertou um carrinho de golfe para locomoção do presidente pelos jardins da residência oficial.

Personalidade de Janja

Na obra “Janja. A militante que se tornou primeira-dama” publicada pelas escritoras Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo, a primeira-dama é descrita como uma pessoa controladora e que nutre gosto por holofotes.

O livro traça a jornada da primeira-dama, desde sua filiação ao PT com 17 anos, ao comportamento como esposa do chefe do Executivo. A obra é baseada especialmente em entrevistas, pesquisas, e publicações de Janja nas redes sociais.