O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende trocar os vidros do Palácio do Planalto por material blindado. A medida foi proposta pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. O custo previsto da troca é de R$ 8 milhões e o objetivo é proteger o local de possíveis manifestações, como a de 08 de janeiro.

No Palácio do Planalto, o vidro da entrada principal foi quebrado. Para o GSI, a fragilidade dos vidros do edifício colaborou com a ocupação do prédio.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1
Lula

Autorização do IPHAN

Para a troca ser realizada, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) precisa autorizar, uma vez que o Planalto é um patrimônio tombado. De acordo com a assessoria da Presidência da República, o GSI busca a permissão para fazer a mudança, mas ainda não há uma previsão para iniciar.

Reforço

O Governo está investindo no monitoramento das sedes presidenciais, com a instalação de mais câmeras de segurança instaladas nos Palácios do Planalto e da Alvorada (residência oficial do presidente da República) e no Jaburu (residência do vice-presidente).

Os equipamentos estão disponíveis caso haja uma ameaça. Porém, a intenção é que a Esplanada dos Ministérios fique aberta, o que permite a aproximação de manifestantes e apoiadores.