A apresentadora Xuxa Meneghel perdeu um processo contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (03) pelo colunista Rogério Gentile, do UOL.

Na ação, Xuxa exigia uma indenização de pelo menos R$ 150 mil por danos morais. Com a derrota, a apresentadora pagará cerca de R$ 31,3 mil em honorários ao escritório Kufa Advocacia, que representou Zambelli.

O caso começou em 2020, após a deputada falar sobre o livro Maya: bebê arco-íris, escrito por Xuxa. A obra fala sobre uma menina que tem duas mães e sofreu críticas de Zambelli. Em suas redes sociais, ela declarou que a publicação era uma “teia de destruição dos valores humanos”.

Além disso, Zambelli falou que o livro “instigava inocentes ao sexo”. Em seu processo, Xuxa disse que o comentário era difamatório e calunioso. Já a deputada falou em sua defesa que apenas exerceu a sua liberdade de expressão.

A Justiça concordou com Zambelli em todas as instâncias. O relator do processo, o desembargador Luiz Costa, declarou que “a despeito da duvidosa qualidade da manifestação da deputada, seu comentário não configurou dano ou lesão à honra da apresentadora”.