O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que máquinas de lavar roupa são “muito importantes para mulheres”. A declaração foi dada durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (9), quando foram anunciadas medidas em benefício da população do Rio Grande do Sul.

“Muita gente acha que uma televisão é uma pequena coisa, que não tem muita importância, mas para uma pessoa humilde a televisão é um patrimônio. O fogão é um baita de um patrimônio. Uma geladeira, então, nem se fala. E uma máquina de lavar roupa é uma coisa muito importante para mulheres que estão sobrevivendo a um verdadeiro sofrimento e martírio com essa chuva”, disse o presidente da República.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Na coletiva, o Governo Federal anunciou um pacote com 12 medidas para atender às necessidades da população gaúcha, que vem sendo gravemente atingida pelas enchentes. As ações do Executivo somam R$ 50,9 bilhões.

A catástrofe climática no Rio Grande do Sul já deixou 107 mortos, 136 feridos e 374 feridos, atingindo 425 dos 497 municípios do Estado.